A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA ESCRITA: PARA ALÉM DA GRAMÁTICA
Main Article Content
Abstract
A escrita de um texto diz respeito muito mais a uma imaginação criadora, a uma liberdade de expressão, a uma possibilidade de inscrição de sentidos que se utilizam da linguagem para serem ditos. Quando os alunos são convidados a escrever, nas aulas de redação, a preocupação com a correção gramatical sobrepõe-se aos significados que o texto poderia ter, sobretudo àquelas significações mais sutis, que expressariam conteúdos mais vivenciais e internos de quem escreve. Com o objetivo de aplicar os conhecimentos advindos de estudos antropológicos e da psicologia analítica, buscamos analisar duas redações, de um mesmo
autor, procurando ver nelas, apesar de elas apresentarem alguns problemas gramaticais e uma aparente pobreza na escrita, uma significação que diz respeito a seu autor e aos momentos de vida que estão sendo vividos. É preciso lembrar que escrever é, antes de tudo, uma forma de trazer para a objetividade do mundo exterior, a interpretação de vivências subjetivas que, para
serem comunicadas, precisam encontrar caminhos na linguagem tanto oral quanto escrita.