AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE RESTO INGESTA APÓS CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS CLIENTES CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM UM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO HOSPITALAR.

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Alessandra Moniz da Silva
Carina Pioli Silva
Elen Longo Pessina

Abstract

Uma UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição) é um local voltado para alimentação adequada nutricionalmente e de acordo com as normas higiênico-sanitárias estabelecidas pela legislação, sem exceder os recursos financeiros estabelecidos pela empresa. O Brasil é um país que apresenta altos índices de desperdício de alimentos. Numa UAN esse desperdício é caracterizado como fator de baixa qualidade do serviço. Resto ingesta (RI) é a quantidade de alimentos devolvida no prato ou bandeja pelo cliente. O objetivo do estudo foi reduzir o desperdício de alimentos distribuídos aos clientes através da realização de campanha educacional utilizando cartazes. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, pesagem e cálculo per capita do resto ingesta antes, durante e após a implantação da campanha contra o desperdício de alimentos com os clientes. Na primeira etapa (antes da intervenção) a média de RI per capita ficou em 45,77g, na segunda etapa (durante a intervenção) essa média passou para 25,98g, representando uma redução média de 19,79g a qual corresponde a 43,24%. Na terceira etapa (após a intervenção) a média de RI ficou em 33,32g, comparando-se com a primeira etapa (45,77g) houve uma redução de 12,45g, correspondendo a 27,20%. Esse fato mostra que o trabalho de educação nutricional com os comensais deve ser realizado de forma contínua pela Nutricionista para que o desperdício de alimentos possa ser controlado e as expectativas dos clientes sejam atendidas através da adequação dos cardápios oferecidos.

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