AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES, INSEGURANÇA ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES DE UM CURSINHO POPULAR LOCALIZADO NA GRANDE SÃO PAULO
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Abstract
Devido a defasagem educacional presente nas escolas, foram criados cursinhos cujo público- alvo são adolescentes, sujeitos a intensas mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais, que necessitam de uma nutrição adequada para o pleno desenvolvimento mental e capacidade de aprendizado. O objetivo do presente trabalho é identificar a prevalência de insegurança alimentar e apontar hábitos alimentares e estado nutricional de alunos de um cursinho popular localizado na Grande São Paulo. Trata-se de um estudo descritivo transversal cuja análise foi feita por meio da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, do Questionário de Frequência Alimentar Simplificado para Adolescentes semiquantitativo e de um questionário para aferição de dados antropométricos e frequência alimentar. Foram analisados 31 estudantes (17,4 anos ± 1,0) cuja média encontrada foi de 3,7±1,1 refeições realizadas por dia. Apesar de 80,65% dos adolescentes serem eutróficos, apenas 19,4% se alimentam conforme orientações da Diretriz 1, além da expressiva diminuição do consumo de alimentos in natura. Também foi observado que 58,1% dos alunos encontram-se em insegurança alimentar leve e moderada. Portanto, visto que a má alimentação observada pode gerar DCNT e deficiências nutricionais, promover políticas públicas que melhore tais questões é essencial para a garantia de suprimento energético e nutricional adequados para essa faixa etária.