INTERDISCIPLINARIDADE: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE CONDUÇÃO DA DISCIPLINA “PESQUISA” COMO UMA NOVA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE NUTRIÇÃO

Autores

  • Daniela Maria Alves Chaud Doutora em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP. Curso de Nutrição. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Presbiteriana Mackenzie Autor
  • Mônica Glória Neumann Spinelli Doutora em Saúde Pública (Área de concentração – Nutrição) pela FSPUSP. Curso de Nutrição. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor
  • Rosana Farah Simony Doutora em Medicina(Endocrinologia Clínica) pela UNIFESP. Curso de Nutrição. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor

Palavras-chave:

Educação, Interdisciplinaridade, Ensino Superior, Nutrição

Resumo

O presente artigo trata de um relato de experiência na condução da disciplina “Pesquisa” que inter-relaciona eixos temáticos semestrais em um curso de nutrição. Ela traz como base premissas atuais da educação superior: o aluno é o ator principal da construção do conhecimento e da unificação do saber; modifica o tratamento do conhecimento em áreas estanques e incomunicáveis comuns no processo de ensino na universidade; destituiu a idéia de que o professor é o detentor do saber máximo e o aluno é treinado para reproduzir os conceitos aprendidos. 

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Publicado

2025-11-06