Sobre a Revista

No início dos anos 2000, inicia-se nova jornada do Departamento de Educação do
Instituto de Biociências da UNESP – Campus de Botucatu, abrigando docentes e
pesquisadores que atuam em Educação, Filosofia e Nutrição. Esta conjunção de áreas
distintas em uma mesma moldura institucional, fruto de contingências acadêmicas,
propicia a oportunidade de estabelecimento de relações interdisciplinares inovadoras.
Seguidos alguns poucos anos (2008), a Revista Simbio-Logias nasce da
convergência de interesses que brotam no plano institucional e se consolidam no plano
conceitual. Se a filosofia se move em busca do conhecimento, a educação se preocupa em
utilizar este conhecimento para propiciar melhores condições de vida humana em
sociedade. Para se atingir este objetivo, é preciso considerar as condições de saúde do
educando, as quais - temos hoje plena consciência - dependem em grande parte de
aspectos nutricionais.
Há, portanto, diversas conexões recíprocas entre as três áreas de conhecimento
abordadas pela Revista, e ainda outras áreas correlatas, como a neurociência, que pode
ser relacionada tanto com a educação, quanto com a nutrição e/ou a filosofia. Ao dar
início a este projeto editorial, estamos ainda abertos a novas simbioses, além daquelas
que já se estabeleceram em nosso percurso.
O projeto da Revista Simbio-Logias advém da proposta de um conhecimento
transdisciplinar, em que pesquisadores de diversas áreas estabeleçam não só relações
interdisciplinares, como, também, promovam integrações conceituais e metodológicas,
abrindo novos caminhos para o processo de (auto)interrogação humana e progresso do
conhecimento.
A inspiração transdisciplinar dá suporte a nossas convicções de que as “Logias” –
isto é, os paradigmas ou formas fechadas de se tentar apreender a realidade – são
incompletas e insuficientes para nos defrontarmos com o panorama atual do
conhecimento e da cultura, e de que devemos investir nossos esforços em um diálogo
produtivo entre pesquisadores de formações distintas, em busca de uma verdadeira
simbiose cognitiva. Com o intuito de promover tal integração é que nasce “SimbioLogias”.
 Alfredo Pereira Jr. - Professor Associado Primeiro Editor Chefe da Revista SimbioLogias
A seguir, ...
passado mais de uma década, o Departamento de Ciências Humanas e Ciências da
Nutrição e Alimentação se consolida em sua denominação naquela já estabelecida
simbiose. A Revista acompanha a evolução com novas propostas e colaboradores com
vistas a adequar-se à realidade para construção e reflexão de conhecimentos formados a
partir da interação entre as ciências humanas e aquelas formalmente denominadas
biológicas e da saúde.
Com escopo voltado para a Filosofia, Educação e Alimentação e Nutrição, e suas
especificidades conforme descrito nas áreas de publicação, a Simbio-Logias volta-se
neste momento de forma especial aos estudos que observem, pesquisem, depreendam
sobre a interação entre aquelas áreas do conhecimento.
 A simbiose das ciências possibilitará o conhecimento ampliado e essencial na
atualidade para a compreensão e resolução dos problemas da contemporaneidade.
As contribuições dos editores chefes professores Alfredo Pereira Junior e
Angelina Batista, marcantes personalidades humanas e profissionais, foram e têm sido
essenciais na continuidade de um projeto como editores de área e como revisores, e assim
participando das grandes expectativas para nossa Revista.
Assim iniciamos uma etapa com objetivo e olhar ampliado na construção da
Simbio-logias que cumpra sua vocação de divulgar e promover a ciência na complexidade
das humanidades e no emaranhado do processo saúde, da alimentação e da nutrição.