Sobre a Revista
No início dos anos 2000, inicia-se nova jornada do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP – Campus de Botucatu, abrigando docentes pesquisadores que atuam em Educação, Filosofia e Nutrição. Esta conjunção de áreas distintas em uma mesma moldura institucional, fruto de contingências acadêmicas, propicia a oportunidade de estabelecimento de relações interdisciplinares inovadoras. Seguidos alguns poucos anos (2008), a Revista Simbio-Logias nasce da convergência de interesses que brotam no plano institucional e se consolidam no plano conceitual. Se a filosofia se move em busca do conhecimento, a educação se preocupa em utilizar este conhecimento para propiciar melhores condições de vida humana em sociedade. Para se atingir este objetivo, é preciso considerar as condições de saúde do educando, as quais - temos hoje plena consciência - dependem em grande parte de aspectos nutricionais. Há, portanto, diversas conexões recíprocas entre as três áreas de conhecimento abordadas pela Revista, e ainda outras áreas correlatas, como a neurociência, que pode ser relacionada tanto com a educação, quanto com a nutrição e/ou a filosofia. Ao dar início a este projeto editorial, estamos ainda abertos a novas simbioses, além daquelas que já se estabeleceram em nosso percurso. O projeto da Revista Simbio-Logias advém da proposta de um conhecimento transdisciplinar, em que pesquisadores de diversas áreas estabeleçam não só relações interdisciplinares, como, também, promovam integrações conceituais e metodológicas, abrindo novos caminhos para o processo de (auto)interrogação humana e progresso do conhecimento. A inspiração transdisciplinar dá suporte a nossas convicções de que as “Logias” –isto é, os paradigmas ou formas fechadas de se tentar apreender a realidade – são incompletas e insuficientes para nos defrontarmos com o panorama atual do conhecimento e da cultura, e de que devemos investir nossos esforços em um diálogo produtivo entre pesquisadores de formações distintas, em busca de uma verdadeira simbiose cognitiva. Com o intuito de promover tal integração é que nasce “SimbioLogias”. Alfredo Pereira Jr. - Professor Associado Primeiro Editor Chefe da Revista SimbioLogias
A seguir, ...
passado mais de uma década, o Departamento de Ciências Humanas e Ciências da
Nutrição e Alimentação se consolida em sua denominação naquela já estabelecida
simbiose. A Revista acompanha a evolução com novas propostas e colaboradores com vistas a adequar-se à realidade para construção e reflexão de conhecimentos formados a partir da interação entre as ciências humanas e aquelas formalmente denominadas biológicas e da saúde. Com escopo voltado para a Filosofia, Educação e Alimentação e Nutrição, e suas especificidades conforme descrito nas áreas de publicação, a Simbio-Logias volta-se neste momento de forma especial aos estudos que observem, pesquisem, depreendam sobre a interação entre aquelas áreas do conhecimento. A simbiose das ciências possibilitará o conhecimento ampliado e essencial na atualidade para a compreensão e resolução dos problemas da contemporaneidade. As contribuições dos editores chefes professores Alfredo Pereira Junior e Angelina Batista, marcantes personalidades humanas e profissionais, foram e têm sido essenciais na continuidade de um projeto como editores de área e como revisores, e assim participando das grandes expectativas para nossa Revista. Assim iniciamos uma etapa com objetivo e olhar ampliado na construção da Simbio-logias que cumpra sua vocação de divulgar e promover a ciência na complexidade das humanidades e no emaranhado do processo saúde, da alimentação e da nutrição.