Representações sobre Formação Educacional e Políticas de Saúde por Profissionais Atuantes em Serviços Substitutivos de Saúde Mental

Autores

  • Maria Alice Ornellas Pereira Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Botucatu Autor
  • Alfredo Pereira Junior Professor Adjunto do Departamento de Educação do Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Botucatu Autor

Palavras-chave:

Formação Educacional, Políticas de Saúde, Reforma Psiquiátrica, Reabilitação Psicossocial, Saúde Mental

Resumo

A implantação das diretrizes da Reforma Psiquiátrica Brasileira traz consigo novas demandas para o sistema de atendimento em Saúde Mental. Este estudo teve como objetivo investigar representações de profissionais de serviços substitutivos acerca de sua prática assistencial, dentre as quais enfocamos concepções a respeito de sua formação educacional e das políticas de saúde. Adotando abordagem qualitativa, a pesquisa teve a participação de quinze sujeitos, que foram ouvidos em entrevistas semi-estruturadas. Da análise das entrevistas, identificamos os temas Formação Educacional e Políticas de Saúde, que são aqui apresentados e discutidos. Foram identificadas lacunas na formação educacional e na condução das políticas de saúde, no que tange à preparação e fornecimento de subsídios para a efetivação dos processos de reabilitação psicossocial preconizados pela Reforma Psiquiátrica.

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Publicado

2025-11-06