ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Vivian Siqueira Santos Gonçalves Graduanda em Nutrição – Universidade Federal de Viçosa – UFV e Pedagoga – Centro Universitário de Caratinga – UNEC Autor
  • Mariana Schittini Barros Graduanda em Nutrição – Centro Universitário de Caratinga – UNEC Autor
  • Celeste Aparecida Dias Pedagoga. Diretora do Instituto Superior de Educação. Pedagoga e docente do curso de Nutrição – Centro Universitário de Caratinga – UNEC Autor
  • Adriana da Silva Miranda Nutricionista. Docente do Curso de Nutrição – Centro de Universitário de Caratinga – UNEC Autor

Palavras-chave:

Nutrição, Educação Nutricional, Intervenção Educativa

Resumo

Sendo a educação em saúde um processo que visa à autonomia do indivíduo para lidar com problemas da vida cotidiana, a Educação Nutricional é um instrumento de promoção da saúde através da construção de bons hábitos alimentares adquiridos principalmente na idade escolar. A partir de atividades de diagnóstico aplicadas a professoras da Educação Infantil de uma escola da rede particular de ensino de Caratinga-MG, percebeu-se que elas não participam desse processo, mesmo a escola sendo atendida por um projeto de educação nutricional onde alunos de um curso superior de Nutrição ministram aulas para as crianças. Falta de tempo e desconhecimento de conceitos básicos de Nutrição foram os principais problemas apontados por elas. Desenvolveu-se então uma estratégia de intervenção buscando levar à conscientização e à sensibilização dessas profissionais sobre a importância de sua participação junto às crianças na construção de bons hábitos alimentares. Na fase de avaliação notou-se a importância da capacitação das professoras por um profissional nutricionista visando a promoção da saúde e a adoção de hábitos de vida saudáveis por crianças de até cinco anos. 

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Publicado

2025-11-06