ASPECTOS DA CRÍTICA ONTOLÓGICA COMO FUNDAMENTO PARA O PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Jorge Sobral da Silva Maia Professor Associado da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). É professor do PPG em Ciência Jurídica e do PPG em Educação da UENP Campus Jacarezinho/PR. Professor do PPG em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus Bauru. Líder do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência LEPEC Autor https://orcid.org/0000-0003-4066-738X

Palavras-chave:

Crítica ontológica, Educação, Materialismo histórico dialético, Pensamento filosófico

Resumo

Este artigo aborda, em linhas gerais, a discussão do pensamento filosófico ocidental como base para estabelecer a concepção de natureza, sociedade e o papel da ciência e da educação neste contexto. Objetiva discutir o método materialista histórico dialético apresentando elementos presentes neste percurso metodológico. Também analisa aspectos da crítica ontológica como possível embasamento teórico para o processo de formação humana em que o ser social produz suas próprias condições objetivas e subjetivas de existência. 

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Publicado

2025-12-04