MÉTODO PEDAGÓGICO HISTÓRICO-CRÍTICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSIDERAÇÕES PARA A DIDÁTICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

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Tiago Nicola Lavoura

Resumo

Este texto é fruto da minha participação no evento intitulado II Simpósio Materialismo Histórico-Dialético e Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Ambiental, promovido pelos grupos de pesquisa “Formação e Ação de Professores de Ciências e Educadores Ambientais” e “Educação Ambiental”, vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP – Universidade Estadual Paulista, campus Bauru-SP.  Na oportunidade dessa satisfatória participação, em minha intervenção, abordei a problemática do ensino de Ciências e o método pedagógico histórico-crítico, com ênfase na questão dos conhecidos “cinco passos” constitutivos do método, que possui a prática social como ponto de partida e de chegada do trabalho educativo, e seus momentos intermediários de problematização, instrumentalização e catarse (SAVIANI, 2009). A intenção deste capítulo é apresentar, de forma sistematizada, alguns dos principais pressupostos e elementos teóricos do debate sobre o método na pedagogia histórico-crítica, considerando seus fundamentos edificados no materialismo histórico-dialético. Não obstante, num segundo momento do texto, pretendo desenvolver algumas considerações, ainda que sob a forma de notas preliminares, quanto à prática pedagógica histórico-crítica e o ensino de Ciências, abordando elementos imprescindíveis da organização e do desenvolvimento do fazer pedagógico, tomando como referência algumas contribuições presentes em Galvão, Lavoura e Martins (2019), no que tange à discussão dos fundamentos didáticos da pedagogia históricocrítica.  Importa esclarecer que se trata de notas preliminares sobre o ensino de Ciências e a prática pedagógica histórico-crítica por duas razões:

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