EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – GPEA/UNESP
Palavras-chave:
Conteúdos essenciais, Currículo, Temáticas ambientais, HumanizaçãoResumo
Frente à preocupação com a inserção da educação ambiental crítica, na escola, é que buscamos contributos teórico-metodológicos na pedagogia-histórico crítica. Nesse sentido, o presente artigo abordará reflexões teóricas que nascem dentro do Grupo de Pesquisa, em Educação Ambiental da Unesp-Bauru, e que foram, inicialmente, apresentadas durante o I Simpósio Materialismo Histórico Dialético e Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Assim, abordamos a questão do conteúdo da educação ambiental crítica a partir da concepção de currículo da pedagogia histórico crítica. Apesar da questão do conteúdo e forma da Educação Ambiental estar presente desde suas origens, entendemos que ainda é ausente o debate aprofundado sobre qual deve ser o seu conteúdo no contexto escolar. Nesse sentido, assumir a inserção escolar da Educação Ambiental crítica enquanto atividade nuclear do currículo, a partir de conteúdos essenciais, é uma forma de superar suas limitações na teoria e na prática para a formação humana necessária a transformação social.
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