PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PESQUISA E PRÁTICA DOCENTE NOENSINO DE BIOLOGIA

Autores

  • Raquel Sanzovo Pires de Campos Mesa Redonda no I Simpósio – Materialismo Histórico Dialético em Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Ambiental – Bauru Autor

Referências

CAMPOS, R. S. P. A Pedagogia Histórico-crítica e prática docente de ensino de Biologia. 2017. 181 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2017.

CAMPOS, R. S. P. Ensino de ciências e de biologia sob a perspectiva histórico- crítica na literatura científica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 225-241, 2020.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p225-241. Acesso em:

DELLA FONTE, S. S. Fundamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G (org.). Pedagogia Histórico-crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 23-42.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pósmodernas da teoria vigotskiana. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

DUARTE, N. A individualidade para si. Campinas: Autores Associados, 2013.

LIPORINI, T. Q. O ensino de sistemática e taxonomia biológica no ensino médio da rede estadual no município de São Carlos – SP. 2016. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru, 2016.

MARSIGLIA, A. C. G. Contribuições para os fundamentos teóricos da prática pedagógica histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.p.213-245

OLIVEIRA, B. A. Fundamentação marxista do pensamento de Dermeval Saviani. SILVA

JÚNIOR, C. A. S. (org.). Dermeval Saviani e a educação brasileira: o simpósio de Marília.São Paulo: Cortez Editora, 1994. p. 105-128.

SAVIANI, D. Educação Brasileira: estrutura e sistema. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Cortez/Autores Associados, 2013.

ZILLI, B. et al. Apropriação teórica e metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação em Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM

CIÊNCIAS, ENPEC, 10., 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2015.

Downloads

Publicado

2025-12-04