DIALÉTICA SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL E SUA EXPRESSÃO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Palavras-chave:
pedagogia histórico-crítica, dialética singular-particular-universal, produção de conhecimento, trabalho educativoResumo
Tecem-se primeiras aproximações entre a dialética singular–particular–universal e a teoria pedagógica histórico-crítica, com base em uma exposição das categorias de singularidade, universalidade e particularidade articuladas às exigências que o método materialista histórico-dialético coloca como condição para conhecer a realidade em sua concretude. Argumenta-se que a pedagogia histórico-crítica carrega em sua formulação o movimento destas categorias, formulando-se apontamentos relativos ao conceito de trabalho educativo, ao problema do currículo e ao sujeito-destinatário do ato pedagógico, buscando evidenciar que as categorias de singular, particular e universal possibilitam múltiplos movimentos analíticos no campo da educação escolar.
Referências
ILYENKOV, E. V. The dialectics of the abstract and the concrete in Marx’s Capital. Delhi: Aakar Books, 2008.
KOSIK, K. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LAVOURA, T. N. A dialética do singular-universal-particular e o método da pedagogia histórico-crítica. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, p. 4-18, 2018.
LUKÁCS, G. Estetica I: la peculiaridad de lo estético. Barcelona: Grijalbo, 1967.
LUKÁCS, G. Introdução a uma estética marxista: sobre a categoría da particularidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
PASQUALINI, J. C.; MARTINS, L. M. Dialética singular-particular-universal: implicações do método materialista dialético para a psicologia. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 362-371, 2015.
SAVIANI, D. Perspectiva marxiana do problema subjetividade - intersubjetividade. In: DUARTE, N. Crítica ao fetichismo da individualidade. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 21-52.