RELATO DE EXPERIÊNCIA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Resumo
O presente artigo é um relato de experiência de pesquisa-ação na formação inicial de professores, desenvolvido com os acadêmicos de Pedagogia da Faculdade Atual, na cidade de Macapá, Amapá, em 2007. O objetivo proposto é estimular os futuros professores a integrarem em sala de aula, interdisciplinarmente, o tema ambiental através de ações de
conscientização e sustentabilidade aliadas à preservação da história e cultura local. A aprendizagem significativa e o construtivismo constituíram-se no referencial teórico, baseando-se essencialmente em Thiollent (2000) e Ausubel (2003). O método de pesquisa utilizado foi o de pesquisa-ação. Com base na atividade realizada durante o período de estágio
em 11 escolas, 10 públicas e uma privada, a estratégia adotada permitiu inferir, do ponto de vista teórico e metodológico, os limites encontrados na formação inicial de professores e na prática docente para a efetivação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Meio Ambiente, e, conseqüentemente, o entendimento do papel da educação na construção de um
mundo sustentável.