ADESÃO AO ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL E INDICE DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM INDIVÍDUOS QUE REALIZARAM A CIRURGIA BARIÁTRICA COMPARADOS A DOENTES CRÔNICOS

Contenido principal del artículo

Patrícia Fátima Sousa Novais
Marina da Paz Bertato
Marcelo de Castro Cesar
Silvia Cristina Crepaldi Alves
Magali Rodrigues Serrano
Irineu Rasera Junior
Maria Rita Marques de Oliveira

Resumen

Objetivo: Analisar a adesão à intervenção nutricional e o índice da alimentação saudável de indivíduos pós-cirurgia bariátrica em relação a doentes crônicos.
Métodos: Participaram do estudo 36 voluntários divididos em dois grupos: grupo 1 - indivíduos pós-cirurgia bariátrica e grupo 2 - indivíduos doentes crônicos. O trabalho foi realizado em um Centro de Qualidade de Vida situado no interior do Estado de São Paulo, em dois períodos do ano de 2004. Analisaram-se a adesão ao aconselhamento nutricional, avaliada pela freqüência às atividades e registro do consumo alimentar de 3 dias, a qualidade da dieta e o peso corporal. Esses dados foram coletados no início e no final de cada período.


Resultados: Em relação à adesão às atividades, o grupo 1 apresentou resultados inferiores ao grupo 2 nos dois períodos (p < 0,001), assim como no registro do consumo alimentar avaliado (p < 0,001). A qualidade da dieta dos dois grupos foi classificada na categoria que necessita de modificações, com evolução positiva significativa do grupo 2 em relação ao início e ao fim do estudo. Não houve alteração de peso corporal em nenhuma das duas fases da intervenção.


Conclusão: Os indivíduos que realizaram cirurgia bariátrica têm índice de adesão ao aconselhamento nutricional inferior, com pior evolução da qualidade da dieta quando comparados com os indivíduos doentes crônicos. Daí se presume a necessidade de estudos voltados às estratégias de aconselhamento nutricional para essa população.

Detalles del artículo

Sección
Artigos