A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE NA PERCEPÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Contenido principal del artículo
Resumen
Apesar de amplo amparo na Legislação Brasileira vigente e dos muitos documentos curriculares (entre orientações, diretrizes curriculares, cartilhas, manuais, etc.) publicados nas últimas três décadas nas esferas municipal, estadual e federal; ainda vivemos o grande paradigma da Inclusão Escolar de estudantes deficientes em nossas salas de aulas. Trata-se de uma Pesquisa
Qualitativa em Educação na qual investigamos neste trabalho o olhar de três professores coordenadores pedagógicos (PCP) sobre a inclusão escolar de alunos deficientes em salas de aulas regulares da Educação Básica de três diferentes escolas que nomeadamente “hasteiam a bandeira” da Inclusão Escolar do Deficiente. Os resultados sugerem uma visão de inclusão
escolar “puramente” para atender a legislação vigente, que visa “exclusivamente” a socialização do deficiente como alvo de caridade e sem grandes metas de ensino que possibilitem igualdade de acesso ao conhecimento escolar e até mesmo a permanência nas escolas investigadas.