ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Main Article Content

Vivian Siqueira Santos Gonçalves
Mariana Schittini Barros
Celeste Aparecida Dias
Adriana da Silva Miranda

Abstract

Sendo a educação em saúde um processo que visa à autonomia do indivíduo para lidar com problemas da vida cotidiana, a Educação Nutricional é um instrumento de promoção da saúde através da construção de bons hábitos alimentares adquiridos principalmente na idade escolar. A partir de atividades de diagnóstico aplicadas a professoras da Educação Infantil de uma escola da rede particular de ensino de Caratinga-MG, percebeu-se que elas não participam desse processo, mesmo a escola sendo atendida por um projeto de educação nutricional onde alunos de um curso superior de Nutrição ministram aulas para as crianças. Falta de tempo e desconhecimento de conceitos básicos de Nutrição foram os principais problemas apontados por elas. Desenvolveu-se então uma estratégia de intervenção buscando levar à conscientização e à sensibilização dessas profissionais sobre a importância de sua participação junto às crianças na construção de bons hábitos alimentares. Na fase de avaliação notou-se a importância da capacitação das professoras por um profissional nutricionista visando a promoção da saúde e a adoção de hábitos de vida saudáveis por crianças de até cinco anos.

Article Details

Section
Artigos