OS JOGOS DRAMÁTICOS E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: (Re)Pensando a prática docente

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Luciana Ponce Bellido
Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
Rita Melissa Lepre

Abstract

A realização desta pesquisa pautou-se na necessidade e importância de conhecer os processos de desenvolvimento infantil para que possa planejar atividades pedagógicas relevantes e adequadas ao desenvolvimento integral das crianças. Neste sentido, apresentaremos o resultado de um estudo realizado numa escola de Educação Infantil, que objetivou observar a
prática pedagógica de um educador que dissesse utilizar os jogos dramáticos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário, junto aos professores de uma rede municipal de ensino, para identificar aqueles que usavam o referido recurso e, posterior observação da prática docente num estudo de caso. Tal estudo revelou que a professora em questão, apesar
de ter dito fazer uso dos jogos dramáticos, não tinha clareza de seus objetivos e finalidades. Nas situações lúdicas ela incentivava os jogos de faz-de-conta feito pelas crianças, o que não é suficiente para que o jogo dramático aconteça, uma vez que é preciso ir além do que as crianças fazem sozinhas e intervir nesse processo, buscando criar situações potencialmente
desequilibradoras. Em virtude desses resultados, sugerimos algumas possibilidades de utilização dos jogos dramáticos como recursos mediadores do desenvolvimento infantil e da construção da aprendizagem.

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