O ENSINO DE CIÊNCIAS E O ACIRRAMENTO DA LUTA IDEOLÓGICA
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Abstract
O acirramento da luta ideológica na contemporaneidade brasileira tem como uma de suas manifestações as ações, no campo da educação e para além dele, do obscurantismo beligerante contra a produção e difusão do conhecimento científico, da arte e do pensamento filosófico. O objetivo dessas ações é o de que a escola não transmita o conhecimento científico, a não ser aquele que atenda aos interesses pragmáticos do mercado e aos ditames ideológicos da classe dominante. A acusação de doutrinação político-ideológica que a ultradireita dirige à escola e aos professores é apenas a aparência de um ataque de proporções bem maiores, pois se trata da tentativa de impedir o próprio ensino de ciências que se tornou campo de batalha ideológica. É uma luta para que o ensino dos conteúdos escolares não seja um obstáculo à disseminação do obscurantismo. Assim, quando os professores se posicionam em defesa do ensino, a todos, do conhecimento científico em suas formas mais ricas e desenvolvidas, estão se envolvendo nesse embate ideológico, independentemente do seu grau de consciência desse fato. Diante da perspectiva de aumento dos ataques obscurantistas à escola e das medidas de esvaziamento dos currículos escolares, os professores que trabalham com ensino de ciências serão levados cada vez mais a assumir explicitamente uma posição nessa luta ideológica.