PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR: ESTUDO COM ACADÊMICOS DE CENTRO UNIVERSITÁRIO
Main Article Content
Abstract
O conceito de imagem corporal abrange a maneira com que o indivíduo percebe o próprio corpo, levando em consideração suas partes constituintes, assim como os sentimentos relacionados a essas características. O ingresso na vida universitária provoca alterações no comportamento alimentar, e a exposição ao novo meio social podem trazer como consequência aumento da insatisfação corporal. Objetivo: investigar a satisfação com a imagem corporal, comportamento alimentar de acadêmicos de um centro universitário. Métodos: Para a coleta de dados foi utilizados os seguintes instrumentos, a avaliação nutricional foi realizada através
das medidas antropométricas, com as medidas de peso e estatura, para diagnóstico do estado nutricional utilizou-se o Índice de massa corporal. Para avaliar as variáveis do estudo, foram utilizados os questionários Body Checking Questionnaire. Male Body Checking Questionnaire, Body Shape Questionnaire e EAT-26. Resultados: Segundo o IMC o sexo feminino apresentou maior índice de adequação (70,4%) em relação ao sexo masculino (58,9%). O questionário EAT-26 mostrou que no sexo masculino 85% dos acadêmicos de engenharia apresentaram risco para TAs , em relação ao sexo feminino psicologia teve 89,8%. Conclusão: Quanto ao comportamento alimentar, as mulheres obtiveram maiores pontuações que os homens, o que sugere uma maior suscetibilidade para o desenvolvimento de TAs.