PRÁTICAS PARA PROMOVER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ENTRE AS CRIANÇAS DE CRECHES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO.
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Abstract
Objetivo: Analisar as percepções e práticas sobre a alimentação de crianças de 2 a 4 anos, entre educadores de creches públicas do município de Jandira, São Paulo. Métodos: Utilizouse o Discurso do Sujeito Coletivo, baseado na Teoria das Representações Sociais, permitindo a organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal, obtidos por meio de entrevistas com educadores das creches públicas do município. Resultados: Para a maioria dos educadores, a alimentação saudável para crianças é aquela que contempla variedade e diversidade. Para promovê-la, utilizam diálogo e estímulos, como sentar ao lado da criança durante a refeição, deixá-las em companhia de outras que se alimentam melhor, utilizam da “camuflagem” dos alimentos e “chantagens” para efetivar o consumo. Citaram como atividades de sucesso, aquelas desenvolvidas em sala de aula, além da horta e atividades com degustação dos alimentos anteriormente apresentados. Os educadores sentiram-se capacitados para desenvolver estas atividades, pois trabalham há muito tempo com crianças e possuem experiências com filhos. Entretanto, descrevem a própria alimentação como não saudável. Considerações Finais: As percepções e práticas dos educadores acerca da alimentação para as crianças ainda demonstraram-se deficientes quando comparados aos parâmetros para promoção de práticas alimentares saudáveis para as crianças dessa faixa etária.