AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM A UTILIZAÇÃO DE OFICINAS DE CULINÁRIA.

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Renata Maria Soares Boncristiano
Mônica Glória Neumann Spinelli

Abstract

O objetivo deste estudo foi avaliar o estado nutricional e a prática pedagógica de educação alimentar com a utilização de oficinas de culinária. Foram avaliadas 98 crianças entre 4 e 7 anos, matriculadas em um colégio privado no município de São Paulo. Aferiu-se o peso e a altura, para o cálculo do índice de massa corporal, e a prática pedagógica, utilizando oficinas
de culinária infantil, por meio de duas avaliações. Houve aumento das notas referentes ao conhecimento alto na segunda avaliação de 12% para os alunos do Jardim II e de 22% para os alunos de Primeiro Ano. Na avaliação do estado nutricional constatou-se que na turma do Jardim II não houve diferença estatística significativa entre os dois sexos (p=0,877). Na turma
do Primeiro Ano, houve uma maior prevalência de eutrofia e sobrepeso nos meninos e a obesidade ocorreu em maior percentual nas meninas. Os percentuais de obesidade e sobrepeso foram expressivos. As atividades de culinária desenvolvidas ao longo do tempo são práticas pedagógicas efetivas no ensino de alimentação saudável.

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