CONHECIMENTOS SOBRE NUTRIÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O IMC DE ESCOLARES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo teve como objetivo avaliar o índice de massa corporal (IMC), o consumo alimentar e o conhecimento em nutrição de crianças de sete a onze anos de idade. Trata-se de um estudo transversal realizado com uma amostra de 213 estudantes de uma escola privada em São Paulo. Foram realizadas medidas antropométricas para a avaliação da composição corporal.
Considerou-se como sobrepeso o índice de massa corporal acima do percentil 85, e obesidade acima do percentil 95. A prevalência de obesidade foi maior no sexo masculino, mas em ambos os casos houve o baixo consumo de frutas e vegetais e o pouco conhecimento em nutrição, porém não foi verificada associação estatisticamente significativa entre essas
variáveis e o índice de massa corporal. A prevalência de sobrepeso e obesidade entre os alunos foi considerada elevada, atingindo 24,9% e 15,1% do total da amostra, respectivamente. A alta prevalência de sobrepeso e obesidade observada em crianças evidencia a importância da intervenção nesse ambiente estudado, por meio de educação nutricional, visando a prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas na fase adulta.