PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR: ESTUDO COM ACADÊMICOS DE CENTRO UNIVERSITÁRIO

Conteúdo do artigo principal

Mateus Barros de Carvalho
Paula Maria da Silva
Luiza Marly Freitas de Carvalho
Antonio Marcos Vaz de Lima
Keila Cristiane Batista Bezerra Lopes

Resumo

O conceito de imagem corporal abrange a maneira com que o indivíduo percebe o próprio corpo, levando em consideração suas partes constituintes, assim como os sentimentos relacionados a essas características. O ingresso na vida universitária provoca alterações no comportamento alimentar, e a exposição ao novo meio social podem trazer como consequência aumento da insatisfação corporal. Objetivo: investigar a satisfação com a imagem corporal, comportamento alimentar de acadêmicos de um centro universitário. Métodos: Para a coleta de dados foi utilizados os seguintes instrumentos, a avaliação nutricional foi realizada através
das medidas antropométricas, com as medidas de peso e estatura, para diagnóstico do estado nutricional utilizou-se o Índice de massa corporal. Para avaliar as variáveis do estudo, foram utilizados os questionários Body Checking Questionnaire. Male Body Checking Questionnaire, Body Shape Questionnaire e EAT-26. Resultados: Segundo o IMC o sexo feminino apresentou maior índice de adequação (70,4%) em relação ao sexo masculino (58,9%). O questionário EAT-26 mostrou que no sexo masculino 85% dos acadêmicos de engenharia apresentaram risco para TAs , em relação ao sexo feminino psicologia teve 89,8%. Conclusão: Quanto ao comportamento alimentar, as mulheres obtiveram maiores pontuações que os homens, o que sugere uma maior suscetibilidade para o desenvolvimento de TAs.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos