CONSTRUINDO CONCEITOS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.
Palavras-chave:
escolar, alimentação saudável, comportamento alimentar, educação nutricionalResumo
O presente trabalho destaca a importância da alimentação saudável em escolares com foco na manutenção e promoção do adequado estado de saúde. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi discutir com crianças em idade escolar a importância da alimentação saudável Participaram 76 alunos, com idade entre 9 e 12 anos, matriculados nas 5ª e 6ª séries de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) localizada em um bairro da periferia da cidade de Botucatu-SP. O estudo foi desenvolvido em seis momentos e os conteúdos foram abordados em reuniões baseadas no diálogo. Para verificar os conhecimentos prévios da turma sobre o assunto foi aplicado um questionário sobre os hábitos alimentares. Com isto, foi possível identificar alguns aspectos positivos e surpreendentes como 59% dos alunos consumiam verduras e legumes todos os dias, 65% preferiam sucos de frutas a refrigerantes, 82% mastigavam bem os alimentos, 71% comiam em horários regulares fazendo de cinco a seis refeições por dia e 76% achavam que o cardápio ideal é arroz com feijão. Por outro lado, alguns itens tiveram respostas já esperadas como 79% dos alunos jantavam ou almoçavam geralmente assistindo a televisão, 71% não evitavam comer doces e 85% adoravam frituras. Interessante foi notar que 94% dos alunos responderam que o melhor alimento para o organismo é o que contem mais proteínas demonstrando que a grande maioria da turma não tinha noção sobre os nutrientes e suas funções no organismo.Todos os itens foram discutidos com os alunos, as dúvidas resolvidas e o conceito correto construído conjuntamente. A partir destas observações fica demonstrada a importância de se trabalhar temas relacionados à alimentação saudável nas escolas pois, o conhecimento obtido em tais espaços sobre este tema, permitirá que no futuro os alunos sejam capazes de fazer seleções alimentares adequadas e saudáveis.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de assistência à saúde – Departamento de atenção básica. O que é uma alimentação saudável. Considerações sobre o conceito, princípios e características: uma abordagem ampliada. Brasília: Ministério da Saúde, 2005a.
BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2005b.
CRIPPS, R. L. et al. Fetal and perinatal programming of appetite. Clin Sci (Lond), Cambridge, v.109, n. 1, jul. 2005.
DELAVY,R.; CESAR,C.L.G.G. Índice de Qualidade da dieta de adolescentes residentes no distrito do Butantã, município de São Paulo. Revista de Nutrição da PUCCAMP, v.19, p.663-671,2006.
GONÇALVES, C.B. Consumo alimentar e entendimento da Pirâmide Alimentar adaptada em adolescentes fisicamente ativos do Distrito Federal.60p. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília. Brasília,2009.
MAINARDI, N. A ingestão de alimentos e as orientações da escola sobre alimentação, sob o ponto de vista do aluno concluinte do Ensino Fundamental. 150p. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queirós”, Universidade de São Paulo.
Piracicaba, 2005.
PHILIPPI, S. T.; CRUZI, A. T. R.; COLUCCI, A. C. A. Pirâmide alimentar para crianças de 2 a 3 anos. Revista de Nutrição, Campinas, v. 16, n. 1, jan./mar. 2003
PHILIPPI,S.T.& ALVARENGA, M. Transtornos alimentares: uma visão nutricional. 1ªed. Editora Manole, 240p. 2004.
TORAL,N.; SANTOS, L.C. Situação nutricional de adolescentes brasileiros- estudos realizados em São Paulo. 2006. Disponível no site www.pontocritico.com.br.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Geneva: WHO, 1997. apud: IRALA,C.H; FERNANDEZ,P.M. Manual para Escolas - A Escola promovendo hábitos alimentares saudáveis. Brasília, Ministério da Saúde, 2001.