O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
Educação, Formação de Educadores, Estágio SupervisionadoResumo
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB (9394/96), o Estágio Supervisionado em Ensino é obrigatório nos cursos de licenciatura, sendo uma atividade de aprendizagem de caráter experimental. Os estágios, cumpridos em estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, propiciam o contato com a realidade escolar, e são muito significativos para a futura profissão de professor. É principalmente no período em que realiza tal atividade que o graduando inicia a construção de sua identidade como professor. Neste trabalho procuramos avaliar a percepção de graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal sobre o estágio supervisionado e sobre a função dessa atividade para sua formação como professores. Os estudantes que fizeram parte do estudo consideram o Estágio Supervisionado em Ensino um momento importante da formação profissional e apontam que ele contribui na tomada de decisão para assumir ou não a carreira de docente.
Referências
ARAUJO, M.I.O.; SOUZA, J.F. A prática de ensino no processo de formação profissional do professor de biologia. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. Anais do VII ENPEC, Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009.
CARVALHO, A.M.P. Prática de Ensino: os estágios na formação do professor. São Paulo, Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1985.
CASTOLDI, R.; POLINARSKI, C.A. Considerações sobre estágio supervisionado por alunos licenciandos em Ciências Biológicas. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. Anais do VII ENPEC, Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009.
GHEDIN, E.; ALMEIDA, M.I.; LEITE, Y.U.F. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. 142 p.
GIL PEREZ. D. New Trends in science education. Internacional Journal Science Education. v. 18, n. 8, p. 889-901, 1996.
LIBÂNEO, J.C.; PIMENTA, S.G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educ. Soc., v.20, n.68, p. 239-277, 1999.
MARTINS, A.F.P. Estágio supervisionado em física: o pulso ainda pulsa... Revista Brasileira de Ensino de Física, v.31, n.3, p.3402-3407, 2009.
PEREIRA, H.M.R.; BAPTISTA, G.C.S. Uma reflexão acerca do estágio supervisionado na formação dos professores de ciências biológicas. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. Anais do VII ENPEC, Belo Horizonte:
ABRAPEC, 2009.
PIMENTA, S.G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. 186 p.
PIMENTA, S.G., LIMA, M.S.L. Estágio e Docência. Cortez, São Paulo, 2004.
SANTOS, H.M. O estágio curricular na formação de professores: diversos olhares. In 28ª Reunião Anual da ANPED, GT8 – Formação de Professores. Caxambu, 2005.
SCHMALL, A.V.; et al. Limites e possibilidades do estágio curricular no processo de formação inicial de professores. In: DIAS, M.F.S.; SOUZA, S.C.; SEARA, I.C. (Org). Formação de professores: experiências e reflexões. 1ª ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2006, v.1, p.65-76.
VEIGA, I.P.A. Docência: Formação, identidade profissional e inovações didáticas. In: VEIGA, I.P.A. A aventura de formar professores. Campinas, Papirus, 2009, p.23-51.
ZIMMERMANN, E. E BERTANI, J.A. .Um novo olhar sobre os cursos deformação de professores. Cad.Bras.Ens.Fís., v.20, n.1: 43-62, 2003.