INTERAÇÃO SOCIAL DE ADOLESCENTES EM SALA DE AULA: perspectiva teórica

Autores

  • Bianca Reis Fernandes Licenciada em Ciências Biológicas – Instituto de Biociências – UNESP – Botucatu - SP Autor
  • Angelina Batista Professor Assistente Doutor – Departamento de Educação – Instituto de Biociências – UNESP – Botucatu - SP Autor

Palavras-chave:

Interação social, grupos sociais, teste sociométrico

Resumo

Estudar a interação social de crianças, adolescentes e jovens em sala de aula pode favorecer a compreensão das dinâmicas organizadoras dos grupos, possibilitando, assim, não só a condução mais consciente do próprio processo de ensino e aprendizagem, mas também a construção de um relacionamento social mais respeitador dos motivos internos que mobilizam a organização dos grupos sociais. Conhecer a teoria de J. L. Moreno seria um primeiro passo para o conhecimento dos grupos existentes em sala da aula, pois, para além do grupo-classe, formado quando da composição das salas de aula, há os vários grupos em que se subdivide o grupo inicial. Moreno demonstra como cada indivíduo pode se situar em relação a seus pares com base na interação social regida pelas leis de atração e repulsa. Para os educadores, conhecer como seus alunos se colocam em relação aos colegas, pode facilitar seu trabalho, uma vez que, conhecidas as leis do grupo e respeitando-as, é possível intervir na socialidade do grupo e levá-lo a um melhor aproveitamento das atividades escolares. Este texto tem como objetivo principal apresentar a teoria sociométrica de J. L. Moreno e o trabalho por ele desenvolvido, tendo em vista sua importância para a área de Educação, principalmente pela utilização do teste sociométrico, importante instrumento de sociodiagnóstico e revelador das linhas mestras da socialidade dos grupos existentes em sala de aula. 

Referências

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Tradução de Maria Cecília dos Santos Raposo. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da Identidade Deteriorada. Tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.

MORENO, J. L. Psicoterapia de grupo e Psicodrama. Tradução de José Carlos Vitor Gomes. 3 ed. revisada. Campinas, SP: Livro Pleno, 1999

MORENO, J. L. Quem sobreviverá? Fundamentos da Sociometria, Psicoterapia de grupo, e Sociodrama. Tradução de Denise Lopes Rodrigues e Márcia Amaral Kafuri. Goiânia, GO: Dimensão, 1994.

SILVA, T. T. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2025-11-07