IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE RECICLAGEM DE LIXO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN).

Conteúdo do artigo principal

Maíra Barreto Malta
Claudia Motta Nanzer
Flávia Queiroga Aranha de Almeida

Resumo

O lixo é um dos principais causadores de impacto ambiental na atualidade, tendo em vista a problemática do lixo, principalmente nas regiões mais industrializadas, agravada pela falta de informação e conscientização para a reciclagem e reaproveitamento, o objetivo do presente trabalho foi implantar e avaliar a aceitação do descarte seletivo de lixo em uma Unidade de Alimentação e Nutrição na cidade de Botucatu – SP. O estudo foi desenvolvido em um restaurante de uma empresa encarroçadora de ônibus, em 2007 no município de Botucatu – SP. O projeto foi dividido em 6 etapas: contato com empresas para a retirada do lixo reciclável; observação da rotina de trabalho; elaboração do treinamento para os funcionários da unidade; implantados os latões de lixo nas áreas propostas; observação e auxílio para as dificuldades encontradas; elaboração e aplicação de um questionário sobre reciclagem de lixo e a implantação do projeto na unidade. De acordo com o questionário aplicado, 100% dos funcionários julgavam o lixo um grande problema, e disseram que o projeto não dificultou a rotina de trabalho. A implantação do projeto ocorreu de forma positiva, com uma separação organizada do lixo, sem interferências negativas na produção das refeições.  

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção

Relato de Experiência

Referências

FERREIRA, S.L. Os “Catadores do lixo” na constituição de uma nova cultura: a de separar o lixo e da consciência ambiental. Revista Uratágua - revista acadêmica multidisciplinar - Maringá – PR, v.7, p.01-06, 2005.

MARIANO, A.P.M., et al. Análise das condições de vida dos badameiros e familiares residentes no lixão do município de Itabuna - Bahia. Tese de Mestrado da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/ Rede Prodema, 2006.

CAVINATO, V.M., RODRIGUES, F.L. Lixo: De onde vem? Para onde vai? Coleção Desafios. Moderna. São Paulo: 1997. IBGE indica que o Brasil ainda cuida mal do lixo. A boa notícia que aumenta a demanda por coleta seletiva. v61. jan-fev 2002. Disponível em http://www.cempre.org.br. Acesso em: 5/11/2007

CALDERONI, S. Os bilhões perdidos no lixo. 2 ed., São Paulo, Humanitas Editora/FFLCH/USP. 1998.

ORSO, E., NICOLAU L.A., FELÍCIO M.G. Reciclar, educar e conscientizar: tarefas complementares. Disponível em: www.unoeste.br/site/cursos/32/documentos/ReciclarEducare Acesso em: 15/11/2008.

ALBERICI, R.M., & PONTES, F.F.F. Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão. Relato Eng.ambient., Espírito Santo do Pinhal, v.1, n.1, p. jan./dez., 2004.

SOUSA, L.G. Economia, Política e Sociedade, Edición electrónica, 2006. Texto completo em: www.eumed.net/libros/2006a/lgs-eps/