EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maíra Barreto Malta Graduandas do Curso de Nutrição, Departamento de Educação, Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Botucatu. Autor
  • Letícia Sanches Mayer Graduandas do Curso de Nutrição, Departamento de Educação, Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Botucatu. Autor
  • Monique Mayumi Fukuju Graduandas do Curso de Nutrição, Departamento de Educação, Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Botucatu Autor
  • Luiza Cristina Godim Domingues Dias Docente do Curso de Nutrição, Departamento de Educação, Instituto de Biociências – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Botucatu. Autor https://orcid.org/0000-0002-2468-1969

Palavras-chave:

Programa de educação nutricional, doenças crônicas, programa de saúde da família

Resumo

A educação nutricional fornece conhecimento para os indivíduos, atua sobre suas atitudes e seu modo de sentir, e os capacita para fazerem escolhas alimentares saudáveis. O objetivo do presente estudo foi elaborar, aplicar e avaliar um programa de educação nutricional para usuários cadastrados em uma Unidade de Programa de Saúde da Família localizada em um bairro da periferia da cidade de Botucatu. A amostra foi composta por 25 voluntários, mediante assinatura de termo de consentimento. Os conteúdos desenvolvidos em atividades teóricas e práticas foram: Alimentação saudável, definição de alimentos diet e light e as interações entre fibra alimentar, gordura, triglicerídeos e saúde. As ações educativas foram preparadas para promover modificações no hábito alimentar inadequado do grupo estudado. Durante tais atividades, foi possível perceber que os participantes tinham pouco conhecimento sobre os temas abordados principalmente sobre a fibra alimentar e o consumo excessivo de gordura. Com relação à aquisição de conhecimentos sobre alimentação e nutrição, avaliada pela comparação entre provas aplicadas nos momentos inicial e final das atividades, foi observada uma diferença de 48,5%. Este resultado mostra que os usuários conquistaram mais clareza e entendimento sobre os assuntos abordados. As informações obtidas permitem concluir que o programa cumpriu satisfatoriamente seus objetivos podendo dessa forma, ser aplicado em outros grupos de indivíduos.

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Publicado

2025-11-06