O APRENDIZADO DE ASSOCIATIVISMO ATRAVÉS DE ESTUDOS DE CASOS.

Autores

  • Alberto Medici Professor Assistente Doutor do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial, Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Campus de Botucatu Autor

Palavras-chave:

associativismo, ensino em ciências agrárias, estudo de casos, técnicas de ensino

Resumo

O relato trata do uso de estudos de casos, efetuados e discutidos por alunos, numa disciplina optativa de associativismo em cursos de graduação na área de ciências agrárias. Seu objetivo é contribuir para a discussão sobre a melhoria do ensino nessa área. O texto descreve as três etapas desenvolvidas na disciplina durante o semestre letivo e apresenta alguns dados colhidos durante os nove anos em que esta experiência vem se desenvolvendo. Conclui registrando algumas observações que indicam a obtenção de resultados esperados: os alunos aprendem com mais facilidade a cooperar e percebem melhor a importância da cooperação quando participam e contribuem para o aprendizado dos colegas. O relato trata do uso de estudos de casos, efetuados e discutidos por alunos, numa disciplina optativa de associativismo em cursos de graduação na área de ciências agrárias. Seu objetivo é contribuir para a discussão sobre a melhoria do ensino nessa área. O texto descreve as três etapas desenvolvidas na disciplina durante o semestre letivo e apresenta alguns dados colhidos durante os nove anos em que esta experiência vem se desenvolvendo. Conclui registrando algumas observações que indicam a obtenção de resultados esperados: os alunos aprendem com mais facilidade a cooperar e percebem melhor a importância da cooperação quando participam e contribuem para o aprendizado dos colegas. 

Downloads

Publicado

2025-11-06