RELATO DE EXPERIÊNCIA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Bianca Diniz Profª. MSc da Faculdade Atual, Macapá-Ap. Mestre pela Universidade do Porto – Portugal Autor

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação de Professores, Aprendizagem, Identidade e Cidadania

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência de pesquisa-ação na formação inicial de professores, desenvolvido com os acadêmicos de Pedagogia da Faculdade Atual, na cidade de Macapá, Amapá, em 2007. O objetivo proposto é estimular os futuros professores a integrarem em sala de aula, interdisciplinarmente, o tema ambiental através de ações de conscientização e sustentabilidade aliadas à preservação da história e cultura local. A aprendizagem significativa e o construtivismo constituíram-se no referencial teórico, baseando-se essencialmente em Thiollent (2000) e Ausubel (2003). O método de pesquisa utilizado foi o de pesquisa-ação. Com base na atividade realizada durante o período de estágio em 11 escolas, 10 públicas e uma privada, a estratégia adotada permitiu inferir, do ponto de vista teórico e metodológico, os limites encontrados na formação inicial de professores e na prática docente para a efetivação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Meio Ambiente, e, conseqüentemente, o entendimento do papel da educação na construção de um mundo sustentável. 

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Publicado

2025-11-06