O RESGATE DO MONISMO DE SPINOZA NA NEUROFILOSOFIA DE ANTONIO DAMÁSIO
Resumo
Neste trabalho, temos como objetivo relacionar a proposta neurofilosófica de Antonio Damásio, em particular as categorias expostas no livro “O Mistério da Consciência” (traduzido do inglês “The Feeling of What Happens”), com a psicologia filosófica de Baruch de Spinoza. Fazemos breve revisão do processo de constituição da subjetividade, tal como descrito por Damásio, para compará-lo com a concepção de Spinoza a respeito dos processos de pensamento. Verificamos então que os conceitos de “mapeamento” de estados do corpo e de “imagem” mental, propostos por Damásio, encontram um paralelo na concepção daatividade mental como ideação dos processos corporais, em Spinoza, semelhança que vem a se confirmar na temática do novo livro de Damásio, “Em Busca de Espinosa”.
Referências
DAMÁSIO, A. O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia da Letras, 1996.
______. O Mistério da Consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
______. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. Adaptação para o português do Brasil por Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2004a.
______. Como o cérebro cria a mente. Scientific American, Edição Especial: segredos da mente n. 4, p. 6-11, 2004b.
DENNETT, Daniel C. Tipos de Mente: rumo a uma compreensão da consciência. Tradução de Alexandre Tort. Revisão Técnica de Marcus Pinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
ESPINOSA, B. Ética. In: ______. Pensamentos Metafísicos. Tratado da correção do intelecto. Ética. Tratado político. Correspondências. Tradução de Marilena Chauí. São Paulo: Abril S. A . Cultural e Industrial, 1973. p. 83-307. (Os Pensadores).
TEIXEIRA, L. (2001) A Doutrina dos modos de percepção e o conceito de abstração na filosofia de Espinosa. São Paulo: UNESP, 2001.