CARACTERIZAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS NO DISTRITO DE NAMACURRA PROVÍNCIA DA ZAMBÉZIA EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Quisito Alfredo Azevedo Especializando em Segurança Alimentar e Nutricional, na Universidade Zambeze e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 2Professora Doutora do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação. Autor
  • Victorino Setemane Azevedo Especializando em Segurança Alimentar e Nutricional, na Universidade Zambeze e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 2Professora Doutora do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação Autor
  • Flávia Queiroga Aranha Professora Doutora do Curso de Nutrição do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Alimentação do Instituto de Biociências – UNESP – Campus de Botucatu. Autor https://orcid.org/0000-0002-6690-581X

Palavras-chave:

Alimentos, consumo alimentar, infância

Resumo

O povoado de Vuruca, posto administrativo do Malei, distrito de Namacurra, província da Zambézia, é uma zona com grande potencial de produção agrícola. Não obstante, é notório que e frequente encontrar crianças, cujo seu estado nutricional é insuficiente. Os hábitos alimentares são imprescindíveis para o bom crescimento e a saúde; portanto, este trabalho tem comoobjetivo investigar a caracterização dos hábitos alimentares das crianças naquela região do país. Para a efetivação do trabalho, foi efetuada a recolha de dados através de entrevistas feitas por questionários semi-estruturados para os responsáveis das crianças menores de cinco anos de idade e aos gestores públicos (nutricionista responsável do Distrito). Foi feita uma análise descritiva da avaliação crítica das recomendações de hábitos alimentares adequados preconizadas pelo Ministério da Saúde e outros autores. O povoado de Vuruca, Localidade de Malei embora seja uma zona com alta produção agrícola, apresenta uma taxa de alfabetização e cobertura de saúde baixa e os hábitos alimentares mostraram estar fora do padrão alimentar normal para uma boa nutrição. Conclui-se que estes hábitos estão relacionados com a falta de políticas de educação alimentar, através dos órgãos do governo, assim como o baixo nível de desenvolvimento económico e cobertura sanitária.  

Referências

COELHO, V. T. S. A formação de hábitos alimentares na primeira infância. 2019. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Nutrição) - Centro Universitário UNIFACVEST, Lages, 2019. p. 13-15.

FEITOSA, M. E. B.; SILVA, S. E. O.; SILVA, L. L. Aleitamento materno: causas e consequências do desmame precoce. Recearch, Socity and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 7. p. e856975071, 2020. DOI 10.33448/rsd-v9i7.5071.

GURMINI, J. et al. Análise da alimentação complementar em crianças entre 0 e 2 anos de escolas públicas. Revista Médica da UFPR, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 55-60, 2017.

MENNELLA, J. A.; DANIELS, L. M.; REITER, A. R. Learning to like vegetables during breastfeeding: a randomized clinical trial of lactating mothers and infants. The American Journal of Clinical Nutrition, Bethesda, v. 106, n. 1, p. 67-76, 2017.

MOÇAMBIQUE. Instituto Nacional de Estatística. Estatística do Distrito de Namacurra. Maputo: INS, 2013. p. 9-14.

MOÇAMBIQUE. Ministério da Saúde. Direcção Provincial de Saúde de Nampula. Receitas para apoiar nas demonstrações culinárias em Nampula. Nampula: Ministério da Saúde, 2018.

MOÇAMBIQUE. Ministério de Administração Estatal. Perfil do Distrito de Namacurra, Província da Zambézia. Maputo: Ministério de Administração Estatal, 2005.

MOÇAMBIQUE. Serviço Distrital de Planejamento e Infra-Estrutura de Namacurra. Mapa digital do distrito. Província de Gaza, 2021.

SILVA, A. M. et al. Aleitamento materno exclusivo: empecilhos apresentados por primíparas. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 12, n. 12, p. 3205-3211, 2018.

Downloads

Publicado

2025-12-05