CARACTERIZAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS NO DISTRITO DE NAMACURRA PROVÍNCIA DA ZAMBÉZIA EM MOÇAMBIQUE

Conteúdo do artigo principal

Quisito Alfredo Azevedo
Victorino Setemane Azevedo
Flávia Queiroga Aranha

Resumo

O povoado de Vuruca, posto administrativo do Malei, distrito de Namacurra, província da Zambézia, é uma zona com grande potencial de produção agrícola. Não obstante, é notório que e frequente encontrar crianças, cujo seu estado nutricional é insuficiente. Os hábitos alimentares são imprescindíveis para o bom crescimento e a saúde; portanto, este trabalho tem comoobjetivo investigar a caracterização dos hábitos alimentares das crianças naquela região do país. Para a efetivação do trabalho, foi efetuada a recolha de dados através de entrevistas feitas por questionários semi-estruturados para os responsáveis das crianças menores de cinco anos de idade e aos gestores públicos (nutricionista responsável do Distrito). Foi feita uma análise descritiva da avaliação crítica das recomendações de hábitos alimentares adequados preconizadas pelo Ministério da Saúde e outros autores. O povoado de Vuruca, Localidade de Malei embora seja uma zona com alta produção agrícola, apresenta uma taxa de alfabetização e cobertura de saúde baixa e os hábitos alimentares mostraram estar fora do padrão alimentar normal para uma boa nutrição. Conclui-se que estes hábitos estão relacionados com a falta de políticas de educação alimentar, através dos órgãos do governo, assim como o baixo nível de desenvolvimento económico e cobertura sanitária.  

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Referências

COELHO, V. T. S. A formação de hábitos alimentares na primeira infância. 2019. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Nutrição) - Centro Universitário UNIFACVEST, Lages, 2019. p. 13-15.

FEITOSA, M. E. B.; SILVA, S. E. O.; SILVA, L. L. Aleitamento materno: causas e consequências do desmame precoce. Recearch, Socity and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 7. p. e856975071, 2020. DOI 10.33448/rsd-v9i7.5071.

GURMINI, J. et al. Análise da alimentação complementar em crianças entre 0 e 2 anos de escolas públicas. Revista Médica da UFPR, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 55-60, 2017.

MENNELLA, J. A.; DANIELS, L. M.; REITER, A. R. Learning to like vegetables during breastfeeding: a randomized clinical trial of lactating mothers and infants. The American Journal of Clinical Nutrition, Bethesda, v. 106, n. 1, p. 67-76, 2017.

MOÇAMBIQUE. Instituto Nacional de Estatística. Estatística do Distrito de Namacurra. Maputo: INS, 2013. p. 9-14.

MOÇAMBIQUE. Ministério da Saúde. Direcção Provincial de Saúde de Nampula. Receitas para apoiar nas demonstrações culinárias em Nampula. Nampula: Ministério da Saúde, 2018.

MOÇAMBIQUE. Ministério de Administração Estatal. Perfil do Distrito de Namacurra, Província da Zambézia. Maputo: Ministério de Administração Estatal, 2005.

MOÇAMBIQUE. Serviço Distrital de Planejamento e Infra-Estrutura de Namacurra. Mapa digital do distrito. Província de Gaza, 2021.

SILVA, A. M. et al. Aleitamento materno exclusivo: empecilhos apresentados por primíparas. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 12, n. 12, p. 3205-3211, 2018.