PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PANDEMIA: IDENTIFICANDO TENDÊNCIAS E PROPOSIÇÕES
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Resumo
O objetivo deste trabalho é caracterizar artigos da área de Ensino de Ciências (EC) que contenham discussões sobre o EC na pandemia e no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Intenciona-se analisar as contribuições desses estudos para refletir sobre o papel do EC no contexto atual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte. Analisou-se quinze trabalhos (2020-2021), distribuídos em oito revistas das áreas de Educação e Ensino de Ciências. Os textos foram lidos e analisados na íntegra, registrando-se informações gerais (tipo de pesquisa; foco temático, nível escolar e referenciais) e específicas sobre o EC no ERE (elementos do EC investigados, métodos de ensino priorizados, conteúdos específicos das Ciências Naturais abordados, reflexões sobre o papel do EC no contexto pandêmico e as proposições que buscam superar limites próprios do EC nesse momento histórico). Os resultados indicam preocupação relativa aos processos de ensino-aprendizagem, caracterização dos professores e recursos didáticos. Além disso, os trabalhos apresentaram fragilidades em seus fundamentos teóricos. As proposições voltadas para o ERE centram-se no combate às notícias falsas e ao negacionismo científico, relacionando às outras áreas do conhecimento humano, e enfatizando as metodologias de ensino em detrimento da discussão do conteúdo e das finalidades do EC.
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