A Consciência na Terceira Idade
Palavras-chave:
consciência, terceira idade, espaço mental, aprendizagem, seleção neuronalResumo
Relato e analiso, nas perspectivas de primeira e terceira pessoa, o processo consciente na chamada “Terceira Idade”, que começa aos 60 anos. A fundamentação científica adotada é a Teoria da Seleção dos Grupos Neuronais, de Gerald Edelman, que é combinada com o testemunho de vivências pessoais. Pode-se propor, se já não foi, o conceito de espaço mental da terceira idade, caracterizado por um longo período de aprendizagem prévia e acúmulo de experiências, combinado com uma redução da expectativa de vida, implicando em um aumento de densidade das alternativas de ação possíveis a serem realizadas em um período reduzido em relação às fases de vida anteriores, o que, por sua vez, resulta em uma compressão existencial no processo de tomada de decisões.
Referências
ALPER,M. “The God Part in the Brain: A Scientific Interpretation of Human Spirituality and God”. Sourcebooks, Innc. 2006, 290p.
ERIKSON, Erik Homburger. As Oito Idades do Homem. In: ERIKSON, E. H. Infância eSociedade. Rio de Janeiro, Zahar, p.227-253, 1971.
EDELMAN, G. M., Tononi, G. A Universe of Consciousness: How Matter Becomes Imagination. New York: Basic Books. 2000.
EDELMAN, G.M. The Remembered Present: A Biological Theory of Consciousness. New York: Basic Books. 1989.
PEREIRA, C. D. O Espaço Tempo Subjetivo do Indivíduo (ETS) I. Revista Scripta. v. 1, n. 26, p. 27-42, 2010.