CONSCIÊNCIA DE EXPERIÊNCIAS ALIMENTARES: APLICAÇÃO DA TEORIA DO MONISMO DE TRIPLO ASPECTO EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Autores

  • Carina Carlucci Palazzo Medical Clinic Department, Ribeirão Preto Medical School, University of São Paulo (USP), Brazil. 2. Laboratory of Food Practices and Behavior – PrátiCA, University of São Paulo (USP), Brazil. Graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Aprimoramento em nutrição pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP/USP), Mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (FMRP - USP) e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (FMRP - USP) Autor https://orcid.org/0000-0001-5963-4401
  • Rosa Wanda Diez-Garcia Division of Nutrition and Metabolism, Department of Health Sciences, Ribeirão Preto Medical School, University of São Paulo (USP), Brazil. 2. Laboratory of Food Practices and Behavior – PrátiCA, University of São Paulo (USP), Brazil. Graduada em nutrição pela Unirio, mestrado e doutorado em psicologia social pela USP e formação complementar em antropologia da alimentação pela Universidade Autônoma de Barcelona e Universidade Rovira i Virgili Autor https://orcid.org/0000-0002-7062-974X

Palavras-chave:

Consciência, Comportamento alimentar, Desenvolvimento de programa educacional, Educação alimentar e nutricional

Resumo

O objetivo deste artigo foi descrever a aplicação da teoria do Monismo de Triplo Aspecto para o desenvolvimento de um programa de educação alimentar e nutricional para promoção da consciência de experiências alimentares e a adaptação de um instrumento para avaliação da consciência das experiências alimentares. Diante de um cenário caracterizado como ambiente obesogênico e do agravamento dos índices de obesidade na população, foi pressuposto deste trabalho que fortalecer mecanismos internos de consciência do consumo alimentar pode diminuir a vulnerabilidade aos estímulos ambientais. O incremento e as qualificações atribuídas à experiência serão avaliados por meio de um texto descritivo sobre alimentos produzido antes e após as 4 oficinas que compuseram o programa. A análise dos textos será feita a partir da codificação de categorias derivadas do Monismo de Triplo Aspecto: (1) indicativos de sensação/percepção/afeto/emoção, desencadeados pelos alimentos durante a degustação e (2) referentes a conceitos estabelecidos previamente à degustação. A aplicação desta teoria como referencial para o desenvolvimento de um programa de educação alimentar e nutricional deu subsídios para a sua construção e para a adaptação de um instrumento de avaliação. 

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Publicado

2025-12-05