CONSTRUINDO ATITUDES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Loreta Casquel de Tomasi Bacharel e Licenciada em Biologia pela UNESP/Botucatu Autor
  • Maria de Lourdes Spazziani Professora Assistente Doutor do Departamento de Educação da UNESP/Botucatu. Autor https://orcid.org/0000-0002-3503-7423

Palavras-chave:

Educação alimentar, ensino fundamental, pedagogia histórico-critica, material educativo

Resumo

A Educação Alimentar e Nutricional, de acordo com os PCN, envolve os temas Saúde e Consumo e apresenta um vasto espaço de ações educativas para o Ensino Fundamental.Um ponto importante é focar os hábitos alimentares dos próprios alunos, para que possam identificá-los e avaliá-los atribuindo um maior significado ao tema alimentação saudável. Nesse sentido, este trabalho relata um processo educativo relacionado à educação alimentar junto a alunos da 5a série do Ensino Fundamental em uma escola pública de Botucatu/SP e a criação de um material educativo para divulgação junto à comunidade. Envolveu-se 37 alunos da 5ª. Série do ensino fundamental de uma escola pública de Botucatu/SP. A proposta educativa realizou-se em três etapas: a primeira focalizou as práticas e conceitos das crianças sobre os hábitos alimentares; a segunda trabalhou os conhecimentos sistematizados de forma a re-elaborar ou reforçar as idéias iniciais; e a terceira a produção do material educativo. Foi possível identificar aspectos positivos e outros surpreendentes em relação aos hábitos alimentares dos alunos. Com as discussões sobre as tabelas nutricionais e classes alimentares, os alunos refletiram a respeito das suas práticas e alimentação saudável. A produção do folder contou com a participação de todos os alunos que propuseram uma pirâmide alimentar adaptada às necessidades identificadas pelo grupo. Pode-se perceber que o significado do conhecimento construído em conjunto é muito maior pelo fato deles fazerem parte de todo o processo na categoria de “autores” e não apenas de “expectador”.Os alunos puderam ser ativos na elaboração do conhecimento e isso é um aspecto positivo na motivação e no significado do aprendizado.

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Publicado

2025-11-05