POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO E A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA NO ENFRENTAMENTO DOS IMPACTOS DA COVID-19 SOBRE OS SISTEMAS ALIMENTARES: O CASO DO PLANSAN-SP
Palavras-chave:
COVID-19, PLANSAN-SP, Sistema Alimentar, Política Pública, Segurança Alimentar e NutricionalResumo
O artigo apresenta prováveis impactos advindos da COVID-19 sobre os cinco componentes do sistema alimentar: organizações sociais; mercados; ciência e tecnologia; natureza (entorno biofísico); e políticas públicas. Investiga quais propostas contidas no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo (PLANSAN-SP) podem responder a estes impactos, amenizando-os. Os impactos da COVID-19 nos sistemas alimentares são amplos e profundos, considerando as diversas realidades levantadas pela pesquisa bibliográfica. Esses impactos atingem diretamente o consumo de alimentos da população a partir das dinâmicas de quarentena adotadas mundo afora, sob diversas formas, com efeitos negativos no acesso e na disponibilidade de alimentos a curto, médio e longo prazos. O PLANSAN-SP contém diversas propostas para a garantia do Direito Humano a Alimentação Adequada e que estimulam Soberania Alimentar e a Segurança Alimentar e Nutricional. A análise realizada evidencia que o diálogo entre a sociedade civil organizada e o poder público é fundamental para a construção de propostas ajustadas a uma diversidade de desafios e realidades presentes no Estado de São Paulo e que o PLANSAN-SP, poderia responder positivamente aos impactos da COVID-19 no sistema alimentar paulista.
Referências
ALTIERI, M. A.; NICHOLLS, C. I. Agroecology and the emergence of a post COVID-19 agriculture. Agric. Human Values, Gainesville, v. 37, p. 525–526, 2020. DOI 10.1007/s10460-020-10043-7.
ARAUJO, G.; MORAES, J. C. Restaurantes Bom Prato vão oferecer alimentação gratuita para moradores de rua cadastrados no Estado de São Paulo. Portal G1, São Paulo, 27 mai. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/05/27/restaurantesbom-pratovao-oferecer-alimentacao-gratuita-para-moradores-de-rua-cadastrados-emsp.ghtml. Acesso em: 4 jun. 2020.
ARTICULAÇÃO NACIONAL DE AGROECOLOGIA. Movimentos sociais apresentam solução emergencial de 1 bilhão para alimentar população vulnerável. Rio de Janeiro: ANA, 2020. Disponível em: https://agroecologia.org.br/2020/04/08/paa-programa-deaquisicao-de-alimentos-da-agricultura-familiar-comida-saudavel-para-o-povo/. Acesso em: 4 jun. 2020.
BRASIL. Presidência Da República, Casa Civil. Decreto nº 7.272 de 25 de agosto de 2010.
Regulamenta a lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada, institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional -
PNSAN, estabelece os parâmetros para a elaboração do plano nacional de segurança alimentar e nutricional, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 6, 25 ago. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7272.htm. Acesso em: 4 jun. 2020.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. II Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: PLANSAN 2016-2019: revisado. Brasília: Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), 2018. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/caisan/Publicacao/Caisan_Nacional/PLANSAN%202016-2019_revisado_completo.pdf. Acesso em: 4 jun. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.987. Altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, para autorizar distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Diário Oficial da União: seção 1,
Brasília, DF, n. 67-b, p. 9, 7 abr. 2020a. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=07/04/2020&jornal=601&pagina=9&totalArquivos=14. Acesso em: 10 jun. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.982. Estabelece medidas excepcionais de proteção social a serem adotadas durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 64-A, p. 1, 2 abr. 2020b. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/04/2020&jornal=600&pagina=1. Acesso em: 10 jun. 2020.
BREWIN, D. The impacts of COVID-19 on the Grains and Oilseeds Sector. Can. J. Agr. Econ., Winnipeg, v. 68, p. 185–188, 2020. DOI 10.1111/cjag.12239.
BUTLER, M. J.; BARRIENTOS, R. M. The impact of nutrition on COVID-19 susceptibility and long-term consequences. Brain, Behav. Immun., Amsterdam, v. 87, p. 53-54, 2020. DOI 10.1016/j.bbi.2020.04.040.
CARMO, M. S. A produção familiar como lócus ideal da agricultura sustentável. In: FERREIRA, A. D. D.; BRANDENBURG, A. Para pensar outra agricultura. Curitiba: Ed. UFPR, 1998. p. 218.
CASTRO, I. A extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a agenda de alimentação e nutrição. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p.e00009919, 2019.
DOU, Z. et al. The COVID-19 Pandemic impacting household food dynamics: a crossnational comparison of China and the U.S. SocArXiv, mai. 2020. Disponível em: https://osf.io/preprints/socarxiv/64jwy/. Acesso em: 16 jun. 2020.
ESCOBAR, A. L. A interiorização da pandemia: potenciais impactos em populações em situação de vulnerabilidade na Amazônia. NAU Soc., Salvador, v. 11, n. 20, p. 137-143, 2020. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/nausocial/article/view/36614/21018. Acesso em: 3 jun. 2020.
FLORESTA URBANA. Lares mais verdes: interesse por jardinagem e cultivo de hortas cresce na pandemia. Gauchazh, Porto Alegre, 15 mai. 2020. Disponível em https://gauchazh.clicrbs.com.br/fique-bem/noticia/2020/05/lares-mais-verdes-interesse-porjardinagem-e-cultivo-de-hortas-cresce-na-pandemia-cka8hwjjm00e2015nkb2a6ehx.html. Acesso em: 4 jun. 2020.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION. FAO Director-General urges G20 to ensure that food value chains are not disrupted during COVID-19 pandemic. FAO: Roma, 2020b. Disponível em: http://www.fao.org/news/story/en/item/1268254/ico de/. Acesso em: 29 maio 2020.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION. Índice de preços de alimentos da FAO maio de 2020. Roma: FAO, 2020c. Disponível em http://www.fao.org/worldfoodsituation/foodpricesindex/en/. Acesso em: 10 mai. 2020.FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION. Q&A: COVID-19 pandemic – impact on food and agriculture. Roma: FAO, 2020a. Disponível em: http://www.fao.org/2019-ncov/qand-a/en/. Acesso em: 29 maio 2020.
FRANCO, J. C. If the virus doesn’t kill me”…: socioeconomic impacts of COVID‑19
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Percentual dos itens acima da meta da inflação (IPC-Br, FGV IBRE). Portal da Inflação, São Paulo, 2020. Disponível em: https://portal-da-inflacaoibre.fgv.br/. Acesso em: 2 jun. 2020.
GALANAKIS, C. M. The food systems in the era of the coronavirus (COVID-19) pandemic crisis. Foods, Basel, v. 9, n. 4, p 523, 2020. DOI 10.3390/foods9040523.
HOBBS, J. E. Food supply chains during the COVID-19 pandemic. Special Issue Article. Can. J. Agr. Econ., Winnipeg, v. 68, p. 171–176, 2020. DOI 10.1111/cjag.12237.
HOSSAIN, S. T. Impacts of COVID-19 on the agri-food sector: food security policies of asian productivity organization members. J. Agric. Sci., Sri Lanka, v. 15, n. 2, p. 116–132, 2020. DOI: http://doi.org/10.4038/jas.v15i2.8794.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Índice de preços ao consumidor amplo. Brasília: IBGE, 2020b. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/home/ipca/brasil. Acesso em: 20 maio 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por amostra de domicílios contínua trimestral. Brasília: IBGE, 2020a. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pnadct/ tabelas. Acesso em: 12 maio 2020.
INSTITUTO GIRAMUNDO MUTUANDO. Relatório Interno de Avaliação do Sistema“A Cidade Contra o Coronavirus”. Botucatu: Instituto Giramundo Mutuando, 2020. Mimeografado.
KERR, W. The COVID-19 Pandemic and agriculture – Short- and long-run implications for international trade relations: implications for international trade. Can. J. Agr. Econ.,Winnipeg, v. 68, p. 225–229, 2020. DOI 10.1002/cjag.12230.
LANCKER, W.V.; PAROLIN, Z. COVID-19, school closures and child poverty: a social crisis in the making. Lancet Public Health, Oxford, v. 5, n. p. e243-e244, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S2468-2667(20)30084-0. Acesso em: 29 mai. 2020.
MALUF, R. S. et al. Nutrition sensitive agriculture and the promotion of food and nutrition sovereignty and security in Brazil. Cienc. Saúde Colet., Rio de Janeiro, v. 20, p. 2303-2312, 2015.
MANZANO, F. Alertas de desmatamento na Amazônia crescem 63,75% em abril, mostram dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Portal G1, São Paulo, 8 maio 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/05/08/alertas-dedesmatamento-na-amazonia-crescem-em-abril-mostram-dados-do-inpe.ghtml. Acesso em: 3 jun. 2020.
MOURA, J.; SOUZA, R. Impacts of SARS-COV-2 on brazilian agribusiness. Cambridge Open Engage, p. 1-5, 2020. DOI 10.33774/coe-2020-kp2rd.
MUSSELL, A.; BILYEA, T.; HEDLEY, D. Agri-food supply chains and Covid-19: balancing resilience and vulnerability. Ontario: Agri-Food Economic Systems, 2020. Disponível em: http://www.agrifoodecon.ca/. Acesso em: 29 maio 2020.
NESHEIM, M. C. et al. A Framework for assessing effects of the food system. Washington: National Academy of Sciences, U.S. Institute of Medicine, 2015.
NICOLA, M. et al. The socio-economic implications of the coronavirus pandemic (COVID19): a review. Int. J. Surg., London, v. 78, p. 185–193, 2020. DOI 10.1016/j.ijsu.2020.04.018 on rural working people in the Global South. Agric. Human Values, Gainesville, p. 1-2, may
2020.
PETETIN, L. The COVID-19 crisis: an opportunity to integrate food democracy into postpandemic food systems. Eur. J. Risk Regul., Berlin, v. 11, n. 2, p. 326-336, 2020. DOI 10.1017/err.2020.40.
POWER, M. et al. How COVID-19 has exposed inequalities in the UK food system: the case of UK food and poverty. Emerald Open Res., London, v. 2, n. 11, 2020. DOI 10.35241/emeraldopenres.13539.2.
RUNDLE, A. G. et al. COVID-19 – Related school closings and risk of weight gain among children. Obesity (Silver Spring), v. 28, n. 6, p. 1008-1009, 2020.
SÃO PAULO. Governo do Estado. Plano de segurança alimentar e nutricional do Estado de São Paulo. São Paulo: CAISAN-SP, 2018. Disponível em: https://www.consea.sp.gov.br//uploads/downloads/plasan-destaque.pdf. Acesso em: 4 jun. 2020.
SICHE, R. What is the impact of COVID-19 disease on agriculture? Sci. Agropec., Trujillo, v. 11, n. 1, p. 3-6, 2020.
STEPHENS, E.; MARTIN, G.; VAN WIJK, M. Impacts of COVID19 on agricultural and food systems worldwide and on progress to the sustainable development goals. Agric. Syst., Barking, v. 183, p. 3-6, 2020. Editorial. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7237936/pdf/main.pdf. Acesso em: 3 jun. 2020.
SUMNER, A.; HOY, C.; ORTIZ-JUAREZ, E. Estimates of the impact of COVID-19 on global poverty. London: United Nations University, 2020. (WIDER Working Paper, 43). Disponível em: www.wider.unu.edu. Acesso em: 29 maio 2020.
TELLO, E.; GONZÁLEZ DE MOLINA, M. Methodological challenges and general criteria for assessing and designing local sustainable agri-food systems: a socio-ecological approach at landscape level. In: FRAŇKOVÁ, E.; HAAS, W.; SINGH, S. (ed.). Socio-metabolic perspectives on the sustainability of local food systems. Cham: Springer, 2017. p. 27-67. (Human Environment Interactions, v. 7). Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-69236-4_2 . Acesso em: 16 jun. 2020.
TORERO, M. Without food, there can be no exit from the pandemic. Countries must join forces to avert a global food crisis from COVID-19. Nat. Res., Berlim, v. 580, p. 588–589, 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-020-01181-3fbclid=IwAR2HpCjlAsIkvf3yLRR-QCBCa8XWD6fIu51q7y2evH559KtJL4JrMfYVPws. Acesso em: 3 jun. 2020.
UNITED NATIONS SYSTEM STANDING COMMITTEE ON NUTRITION. Inversiones para sistemas alimentarios saludables: la implementación del marco de acción de la Segunda Conferencia Internacional sobre Nutrición. Geneva: UNSCN, 2016. Disponível em: https://www.unscn.org/uploads/web/news/document/ES-final-Investments-for-HealthyFood-System-UNSCN-Paper.pdf. Acesso em: 5 fev. 2020.
VANINI, E. Cresce a procura por plantas para ter natureza dentro de casa durante isolamento social: em tempos de prevenção à Covid-19, 'liberdade' ganha a cor verde. O Globo, Rio de Janeiro, 3 maio 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/cresce-procura-porplantas-para-ter-natureza-dentro-de-casa-durante-isolamento-social-1-24407919. Acesso em: 4 jun. 2020.
VALADARES, A. A., ALVES, F., GALIZA, M., SILVA, S.P. Agricultura Familiar e Abastecimento Alimentar no Contexto do Covid-19: uma abordagem das ações públicas emergenciais. Nota Técnica N°69. Instituto de Pesquisas Econômicas – Disoc – Diretoria de Estudos e Políticas Sociais – IPEA, Abril, 2020.
VERCAMMEN, J. Information-rich wheat markets in the early days of COVID-19. Can. J. Agr. Econ., Winnipeg, v. 68, p. 177–184, 2020. Disponível em: wileyonlinelibrary.com/journal/cjag. Acesso em: 2 jun. 2020.
VOLPATO, G. et al. Baby pangolins on my plate: possible lessons to learn from the COVID19 pandemic. J. Ethnobiol. Ethnomed., London, v. 16, n. 19, p. 1-12, 2020. DOI 10.1186/s13002-020-00366-4.
WERNAU, J. How China kept its supermarkets stocked as coronavirus raged. The Wall Street Journal, Nova York, 13 mar. 2020. Disponível em:
https://www.wsj.com/articles/how-china-fed-its-people-while-under-lockdown-11584009757 . Acesso em: 29 maio 2020.
YAP, C. W. China's factories struggle to resume operations after virus shutdown. The Wall Street Journal, New York, 8 fev. 2020. Disponível em: https://www.wsj.com/articles/chinasfactories-struggle-to-resume-operations-after-virusshutdown- 11581157800. Acesso em: 16 jun. 2020.
ZAMBRANO-MONSERRATE, M. A.; RUANO, M. A.; ALCALDE, L. S. Indirect effects of COVID-19 on the environment. Sci. Total Environm., Amsterdam, v. 728, p. 138813, 2020.