A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (EMEI) “FLORÍPES SILVEIRA DE SOUZA”

Conteúdo do artigo principal

Marta Maria Toledo Teixeira Evangelista
Ana Maria Freire da Palma Marques de Almeida

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa realizada durante os anos de 2005 e 2006 na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) “Florípes Silveira de Souza”, no município de Bauru sobre o Projeto Político-Pedagógico cujos objetivos foram: identificar no plano teórico os elementos que constituem o Projeto Político-Pedagógico para a orientação e construção do referido Projeto na unidade escolar; observar e identificar com a equipe da Emei “Florípes Silveira de Souza” as concepções, papéis, mecanismos atribuídos e empregados na elaboração do Projeto Político-Pedagógico; resgatar a ação intencional de planejar e a potencialidade do oletivo; gerar o fortalecimento do grupo e sua unidade aumentando o grau de realização profissional dos membros da comunidade escolar; contribuir na formação continuada em serviço dos profissionais na elaboração do Projeto Político-Pedagógico. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, pois enquanto pesquisadora e ao mesmo tempo diretora da referida escola, estabeleceu-se contato integral com o grupo pesquisado, coletando informações sobre os profissionais e também sobre o cotidiano escolar, a rotina dos alunos e dos professores. O recurso metodológico utilizado proporcionou um mergulho na realidade estudada e acionou a participação dos sujeitos na problemática das situações vivenciadas. Do ponto de vista teórico, discorreu-se sobre os princípios da Gestão Democrática e da Autonomia da Escola, ao mesmo tempo em que se discutiu as bases legais da educação infantil em nível nacional e no município de Bauru. O resultado desta pesquisa encontra-se expresso através do documento oficial “Projeto Político-Pedagógico da Emei Florípes Silveira de Souza”. Por tratar-se de uma pesquisa inédita na Rede Municipal de Educação de Bauru, acredita-se na sua contribuição aos educadores, não apenas desse município, mas a todos os envolvidos nas questões político-pedagógicas da educação infantil. 

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Referências

ALMEIDA, A.M.F.P.M. Organização dos sistemas municipais de educação no Estado de São Paulo: Novas possibilidades na gestão das políticas públicas. Processo n° 2000/01966-6. Relatório-FASE I: Janeiro a Junho de 2001.

__________. Organização dos sistemas municipais de educação no Estado de São Paulo: Novas possibilidades na gestão das políticas públicas. Processo n° 2000/01966-6. RelatórioFASE II: Agosto de 2003.

ALMEIDA, A.M.F.P.M; CALDEIRA, A. M. A; RIBEIRO, R. Textos para estudos e tarefas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Formação Continuada de Educadores – Delegacia de Ensino de Avaré, 1998.

ÁLVAREZ, M. O projeto educativo da escola. trad. Daniel Angel Etcheverry Burguño. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ANTUNES, C. Educação infantil: prioridade imprescindível. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.

BARROSO, J. Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola – a gestão participativa e seus atores, Cadernos de Organização e Gestão Curricular. ed. Instituto de inovação educacional, 2004. disponível no site www.bibliotecadigital.com.br acesso em 28 de dezembro de 2004.

BAURU. Estatuto Padrão da Associação de Pais e Mestres das Escolas Municipais, 2006.

__________. Lei n° 2636 de 30 de dezembro de 1985. Dispõe sobre a reforma do Estatuto do Magistério Municipal.

__________. Lei Orgânica do Município - Seção I - Da Educação

__________. Regimento das Escolas Municipais, 1997.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988: Imprensa Oficial do Estado S.A. IMESP, distribuição gratuita.

__________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394 de20 de dezembro de 1996: Saraiva.

__________. Plano Nacional de Educação. Lei n° 10.172, de 09 de janeiro de 2001.

CANÁRIO, R. Gestão da escola: como elaborar o plano de formação?.ed. Instituto de inovação educacional. disponível no site www.bilibotecadigital.com.br ,

CERISARA, A. B. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2002.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

DELORS, J.(org.), Educação: um tesouro a descobrir. 2. ed. São Paulo: Cortez,1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KRAMER, S. (org.), Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.

LÜCK, H. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

MACHADO, N. J. Educação: projetos e valores. 3. ed. São Paulo: Escrituras ed., 2000, Coleção Ensaios Transversais.

OLIVEIRA, D.A. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SANTOS, C. R. O gestor educacional de uma escola em mudança. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SARI, M. T. Organização da educação municipal: da administração da Rede ao Sistema Municipal de Ensino. in PRASEM II: Programa de Apoio aos Secretários Municipais de Educação. 2. ed. Brasília, 1999.

SEVERINO, A. J. A nova LDB e a política de formação de professor: um passo à frente e dois atrás. IN: FERREIRA, N. S. C. et al. Gestão da Educação: Impasses, perspectivas e compromissos. 3. ed . São Paulo: Cortez, 2001.

__________. Os embates da cidadania: ensaio de uma abordagem filosófica da nova lei de diretrizes e bases da educação nacional. IN: BRZEZINSKI I. et al. LDB Interpretada: Diversos olhares se entrecruzam. 4. ed.São Paulo: Cortez, 2000.

SILVA, I. O. Profissionais da educação infantil: formação e construção de identidades. São Paulo: Cortez, 2001.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

VASCONCELLOS, C. S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação, 10. ed, São Paulo: Libertad Ed., 2003.

____________. Coordenação do trabalho pedagógico – do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 5. ed. São Paulo: Libertad ed., 2004.

VEIGA, I. P. A. ; RESENDE, L. M. G. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2000.