A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (EMEI) “FLORÍPES SILVEIRA DE SOUZA”

Autores

  • Marta Maria Toledo Teixeira Evangelista Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil “Florípes Silveira de Souza” - Bauru - SP Autor
  • Ana Maria Freire da Palma Marques de Almeida Profa.Adjunto do Departamento de Educação–UNESP-Bauru- SP Autor

Palavras-chave:

Projeto Político-Pedagógico, utonomia, Gestão Democrática

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa realizada durante os anos de 2005 e 2006 na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) “Florípes Silveira de Souza”, no município de Bauru sobre o Projeto Político-Pedagógico cujos objetivos foram: identificar no plano teórico os elementos que constituem o Projeto Político-Pedagógico para a orientação e construção do referido Projeto na unidade escolar; observar e identificar com a equipe da Emei “Florípes Silveira de Souza” as concepções, papéis, mecanismos atribuídos e empregados na elaboração do Projeto Político-Pedagógico; resgatar a ação intencional de planejar e a potencialidade do oletivo; gerar o fortalecimento do grupo e sua unidade aumentando o grau de realização profissional dos membros da comunidade escolar; contribuir na formação continuada em serviço dos profissionais na elaboração do Projeto Político-Pedagógico. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, pois enquanto pesquisadora e ao mesmo tempo diretora da referida escola, estabeleceu-se contato integral com o grupo pesquisado, coletando informações sobre os profissionais e também sobre o cotidiano escolar, a rotina dos alunos e dos professores. O recurso metodológico utilizado proporcionou um mergulho na realidade estudada e acionou a participação dos sujeitos na problemática das situações vivenciadas. Do ponto de vista teórico, discorreu-se sobre os princípios da Gestão Democrática e da Autonomia da Escola, ao mesmo tempo em que se discutiu as bases legais da educação infantil em nível nacional e no município de Bauru. O resultado desta pesquisa encontra-se expresso através do documento oficial “Projeto Político-Pedagógico da Emei Florípes Silveira de Souza”. Por tratar-se de uma pesquisa inédita na Rede Municipal de Educação de Bauru, acredita-se na sua contribuição aos educadores, não apenas desse município, mas a todos os envolvidos nas questões político-pedagógicas da educação infantil. 

Referências

ALMEIDA, A.M.F.P.M. Organização dos sistemas municipais de educação no Estado de São Paulo: Novas possibilidades na gestão das políticas públicas. Processo n° 2000/01966-6. Relatório-FASE I: Janeiro a Junho de 2001.

__________. Organização dos sistemas municipais de educação no Estado de São Paulo: Novas possibilidades na gestão das políticas públicas. Processo n° 2000/01966-6. RelatórioFASE II: Agosto de 2003.

ALMEIDA, A.M.F.P.M; CALDEIRA, A. M. A; RIBEIRO, R. Textos para estudos e tarefas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Formação Continuada de Educadores – Delegacia de Ensino de Avaré, 1998.

ÁLVAREZ, M. O projeto educativo da escola. trad. Daniel Angel Etcheverry Burguño. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ANTUNES, C. Educação infantil: prioridade imprescindível. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.

BARROSO, J. Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola – a gestão participativa e seus atores, Cadernos de Organização e Gestão Curricular. ed. Instituto de inovação educacional, 2004. disponível no site www.bibliotecadigital.com.br acesso em 28 de dezembro de 2004.

BAURU. Estatuto Padrão da Associação de Pais e Mestres das Escolas Municipais, 2006.

__________. Lei n° 2636 de 30 de dezembro de 1985. Dispõe sobre a reforma do Estatuto do Magistério Municipal.

__________. Lei Orgânica do Município - Seção I - Da Educação

__________. Regimento das Escolas Municipais, 1997.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988: Imprensa Oficial do Estado S.A. IMESP, distribuição gratuita.

__________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394 de20 de dezembro de 1996: Saraiva.

__________. Plano Nacional de Educação. Lei n° 10.172, de 09 de janeiro de 2001.

CANÁRIO, R. Gestão da escola: como elaborar o plano de formação?.ed. Instituto de inovação educacional. disponível no site www.bilibotecadigital.com.br ,

CERISARA, A. B. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2002.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

DELORS, J.(org.), Educação: um tesouro a descobrir. 2. ed. São Paulo: Cortez,1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KRAMER, S. (org.), Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.

LÜCK, H. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

MACHADO, N. J. Educação: projetos e valores. 3. ed. São Paulo: Escrituras ed., 2000, Coleção Ensaios Transversais.

OLIVEIRA, D.A. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SANTOS, C. R. O gestor educacional de uma escola em mudança. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SARI, M. T. Organização da educação municipal: da administração da Rede ao Sistema Municipal de Ensino. in PRASEM II: Programa de Apoio aos Secretários Municipais de Educação. 2. ed. Brasília, 1999.

SEVERINO, A. J. A nova LDB e a política de formação de professor: um passo à frente e dois atrás. IN: FERREIRA, N. S. C. et al. Gestão da Educação: Impasses, perspectivas e compromissos. 3. ed . São Paulo: Cortez, 2001.

__________. Os embates da cidadania: ensaio de uma abordagem filosófica da nova lei de diretrizes e bases da educação nacional. IN: BRZEZINSKI I. et al. LDB Interpretada: Diversos olhares se entrecruzam. 4. ed.São Paulo: Cortez, 2000.

SILVA, I. O. Profissionais da educação infantil: formação e construção de identidades. São Paulo: Cortez, 2001.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

VASCONCELLOS, C. S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação, 10. ed, São Paulo: Libertad Ed., 2003.

____________. Coordenação do trabalho pedagógico – do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 5. ed. São Paulo: Libertad ed., 2004.

VEIGA, I. P. A. ; RESENDE, L. M. G. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2000.

Downloads

Publicado

2025-11-05