A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE NA PERCEPÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

Autores

  • Tiago Fernando Alves de Moura Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, UNESP, Bauru – SP Autor
  • Paulo César Gomes Doutor em Educação para a Ciência, docente do Departamento de Educação, IB, UNESP, Botucatu – SP. Autor https://orcid.org/0000-0003-2440-8097
  • Ana Carolina da Silva Barreto Licenciada em Ciências Biológicas Autor
  • Laís dos Santos Soares Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – Ensino Médio (PIBIC – EM) Autor

Palavras-chave:

Educação Escolar Inclusiva, Inclusão Escolar, Professor Coordenador Pedagógico (PCP)

Resumo

Apesar de amplo amparo na Legislação Brasileira vigente e dos muitos documentos curriculares (entre orientações, diretrizes curriculares, cartilhas, manuais, etc.) publicados nas últimas três décadas nas esferas municipal, estadual e federal; ainda vivemos o grande paradigma da Inclusão Escolar de estudantes deficientes em nossas salas de aulas. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa em Educação na qual investigamos neste trabalho o olhar de três professores coordenadores pedagógicos (PCP) sobre a inclusão escolar de alunos deficientes em salas de aulas regulares da Educação Básica de três diferentes escolas que nomeadamente “hasteiam a bandeira” da Inclusão Escolar do Deficiente. Os resultados sugerem uma visão de inclusão escolar “puramente” para atender a legislação vigente, que visa “exclusivamente” a socialização do deficiente como alvo de caridade e sem grandes metas de ensino que possibilitem igualdade de acesso ao conhecimento escolar e até mesmo a permanência nas escolas investigadas.

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Publicado

2025-11-28