LINGUAGEM E MEDITAÇÃO: CONSIDERAÇÕES DE UM CORREDOR DE LONGAS DISTÂNCIAS
Palavras-chave:
Processamento linguístico, Corpo, Mente corporificadaResumo
Pode uma corrida longa e desacompanhada instanciar uma meditação? Com base na experiência pessoal de corredor, desenvolvo uma resposta afirmativa para essa pergunta. Primeiramente, distingo contemplação de meditação, propondo que a primeira é uma atividade não-reflexiva focada no monitoramento do próprio corpo e que a segunda, por contraste, é uma atividade reflexiva que inclui o “eu” tanto em lembranças de episódios do passado pessoal quanto em pensamentos episódicos contrafatuais e em pensamentos episódicos futuros. Na continuidade, sugiro que a meditação, pelas suas características, promove um distanciamento das contingências sensório-motoras do presente e que tal distanciamento é dependente das nossas capacidades linguísticas. Por fim, especulo se essas considerações lançam luzes sobre o debate acerca do status corporificado da linguagem.
Referências
ALMADA, L. F. Neurofenomenologia e meditação: Breves apontamentos para o diálogo entre práticas contemplativas e as ciências cognitivas enativistas no século XXI a partir da noção emergentista de determinação descendente. Revista Simbio-Logias, ahead of print, 2018.
ALVES, L.; CRUZ, J. O lado mental e psicológico dos atletas de elite: entrevista com uma campeã do mundo e olímpica de atletismo (Fernanda Ribeiro). Psicologia: teoria, investigação e prática, v. 2, p. 639-654, 1997. http://hdl.handle.net/1822/21441
CARRUTHERS, P. Language, thought, and consciousness: an essay in philosophical psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1996
CARTWRIGHT, K. The role of cognitive flexibility in reading comprehension: past, present, and future. In: ISRAEL, S.; DUFFY, G. (Eds.) Handbook of research on reading comprehension. New York; London: Routledge, 2009. p. 115-139.
CHADHA, M. Reconstructing memories, deconstructing the self. Mind & Language, ahead of print, 2018. https://doi.org/10.1111/mila.12204
DEACON, T. The symbolic species: the co-evolution of language and the brain. New York; London: W. W. Norton & Company, 1997.
DEACON, T. Universal grammar and semiotic constrains. In: CHRISTIANSEN, M.; KIRBY, S. (Eds.) Language evolution. Oxford: Oxford University Press, 2003. p. 111-139. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199244843.003.0007
D’ARGEMBEAU, A. Knowledge structures involved in episodic future thinking. In: FEENEY, A.; THOMPSON, V. (Eds.) Reasoning as memory. London; New York: Psychology Press; Taylor & Francis Group, 2015. p. 128-145.
HUTTO, D.; MYIN, E. Evolving enactivism: basic minds meet content. Cambridge, MA; London: The MIT Press, 2017. https://doi.org/10.7551/mitpress/9780262036115.001.0001
JACQUES, S. The roles of labeling and abstraction in the development of cognitive flexibility. Doctoral Dissertation. Department of Psychology. University of Toronto, 2001. http://www.collectionscanada.gc.ca/obj/s4/f2/dsk3/ftp04/NQ63777.pdf
JACQUES, S.; ZELAZO, P. On the possible roots of cognitive flexibility. In: HOMER, B.;
TAMIS-LEMONDA, C. (Eds.) The development of social cognition and communication. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2005. p. 53-81.
KALCKERT, A.; EHRSSON, H. Moving a rubber hand that feels like your own: a dissociation of ownership and agency. Frontiers in Human Neuroscience, v. 6, article 40, p.01-14, 2012. https://doi.org/10.3389/fnhum.2012.00040
PEIRCE, C. S. The collected papers of Charles Sanders Peirce, v. II. Edited by Charles Hartshorne and Paul Weiss. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1965.
RUSSELL, B. Knowledge by acquaintance and knowledge by description. Proceedings of the Aristotelian Society, v. 11, p. 108-128, 1911. https://doi.org/10.1093/aristotelian/11.1.108
SCHMALZL, L.; CRANE-GODREAU, M.; PAYNE, P. Movement-based embodied contemplative practices: definitions and paradigms. Frontiers in Human Neuroscience, v. 8, article 205, p. 01-06, 2014. https://dx.doi.org/10.3389/fnhum.2014.00205
SUDDENDORF, T. The gap: the science of what separates us from other animals. New York: Perseus Books Group, 2013.
THOMPSON, E.; LUTZ, A.; COSMELLI, D. Neurophenomenology: an introduction for neurophilosophers. In: BROOK, A.; AKINS, K. (Eds.) Cognition and the brain: the philosophy and neuroscience movement. New York: Cambridge University Press, 2005. p.40-97.
THOMPSON, E.; VARELA, F. Radical embodiment: neural dynamics and consciousness. Trends Cognitive Science, v. 5, p. 418-425, 2001. https://doi.org/10.1016/S1364- 6613(00)01750-2 TULVING, E. Elements of episodic memory. Oxford: Clarendon Press, 1983.
VARELA, F. J. Neurophenomenology: a methodological remedy for the hard problem. Journal of Consciousness Studies, v. 3, p. 330-349, 1996.
VILLIERS, T. Why Peirce matters: the symbol in Deacon’s Symbolic Species. Language Sciences, v. 29, p. 88-108, 2007. https://doi.org/10.1016/j.langsci.2006.07.003