ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO 5S EM UM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Controle de qualidade, Inocuidade dos alimentos, Capacitação, Alimentação escolarResumo
Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar a efetividade da capacitação baseada no programa de qualidade 5S em um serviço de alimentação de escola pública municipal do interior do Rio Grande do Sul. Métodos: Foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio da aplicação de uma lista de verificação específica para escolas. Em um primeiro momento a lista de verificação norteou o delineamento da capacitação baseada no programa de qualidade 5S. Por fim, a reaplicação da mesma possibilitou avaliar a efetividade da capacitação. A pesquisa foi realizada na escola pública municipal com maior número de alunos, de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul no período de maio e abril de 2014. Resultados: Verificou-se que a escola passou de situação de risco sanitário alto para situação de risco sanitário regular, evidenciando que a aplicação do 5S trouxe melhorias às condições higiênico sanitárias da escola e que a intervenção através da capacitação obteve sucesso nesse ambiente escolar. Conclusão: Pode- se concluir com esse estudo que a aplicação de uma capacitação, baseada no programa de qualidade 5S, trouxe melhorias em um serviço de alimentação escolar.
Referências
Bastos, CCB. Condições higiênico-sanitárias no preparo de refeições em creches comunitárias de belo horizonte, minas gerais. [Dissertação]. Belo Horizonte – MG: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; 2008.
Brasil. Ministério da educação. Fundo nacional de desenvolvimento da educação. Resolução/CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do programa nacional de alimentação escolar – PNAE. Brasília, 2013.
Brasil. Resolução - RDC n° 216, de 15 de setembro de 2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
Campos, R. et al. A Ferramenta 5S e suas Implicações na Gestão da Qualidade Total. In: Anais do XII Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP, 2005; Bauru, 2005. v. 1. p. 1- 12.
Cardoso, RCV. et al. Programa Nacional de alimentação escolar: há segurança na produção de alimentos em escolas de salvador (Bahia).Rev. Nutr. Set/out 2010; 23(5):801- 811.
Cardoso, RCV. et al. Unidades de alimentação e nutrição nos campi da Universidade Federal da Bahia: um estudo sob a perspectiva do alimento seguro. Rev. Nutr. Set/Out 2005; 18(5): 669-680.
Coelho AIM. et al. Programa 5S’S adaptado ao gerenciamento da alimentação escolar no contexto da descentralização. Rev. Nutrição. Set/dez 1999; 12 (3): 289-302.
Costa, GV. As objeções na implementação do programa 5S. [Trabalho de conclusão de curso (TCC)] Bauru: Instituto de Ensino Superior de Bauru (IESB-PREVE); 2008.
Delgadillo, SMLT. et al. Repensando o método 5S para arquivos. Rev. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf. 2º sem. 2006; (22). 27.
Gandra MA, Carvalho N, Gontijo S, Bambirra SR, et al. Programa 5S na Fábrica: Um suporte para implantação do Sistema de Gestão Integrada. [Monografia]. Minas Gerais: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG; outubro de 2006.
Leal, PP. et al. Avaliação das condições higiênicas sanitárias em duas cantinas de uma escola particular na cidade de franca. Rev. Simbio – Logias, Botucatu. Mai 2009; 2 (1). 29. Leite, CL. et al . Formação para merendeiras: uma proposta metodológica aplicada em escolas estaduais atendidas pelo programa nacional de alimentação escolar, em Salvador, Bahia. Rev. Nutr. 2011; 24 (2): 275-285.
Lockmann, A. et al Avaliação das condições higiênico sanitárias de cozinhas de escolas comunitárias de educação infantil atendidas pelo banco de alimentos do Rio Grande do Sul. Banco de alimentos do Rio Grande do Sul. Agosto de 2009.
Marras, JP. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 13.ed. São Paulo: Saraiva editora; 2009.
Oliveira ABA. Condição higiênico – sanitária da água, alimentos e ambiente de preparo da alimentação em escolas públicas atendidas pelo programa nacional de alimentação escolar no munício de Porto Alegre – RS. [Tese de Doutorado]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; setembro de 2011.
Oliveira, MN. et al. Avaliação das condições higiênico-sanitárias das cozinhas de creches públicas e filantrópicas. Rev. Ciênc. saúde coletiva. Junh 2008; 13(3): 1051- 1060.
Rebelo TGS. Aspectos higiênico-sanitários dos serviços de alimentação dos estabelecimentos públicos de ensino fundamental de Maceió. [Dissertação]. Maceió – Alagoas : Universidade Federal de Alagoas – UFA; 2013.
São Paulo (Estado). Resolução SS-196 de 29 de dezembro de 1998. Apresenta os roteiros e guias de inspeção em Vigilância Sanitária. 1998.
Silochi, RMHQ. et al.Qualidade higiênico-sanitária da alimentação escolar no município de Francisco Beltrão-PR. Rev. Faz ciência. Jan 2005; 151-169.
Silva Junior, E. A. Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Alimentos. 6.ed. São Paulo: Varella editora; 2012.
Tostes DM. O método 5S e seus benefícios: um estudo de caso. [Monografia]. São Paulo : Faculdade de tecnologia de Taquaritinga; 2006.
Vila, CVD. et al. Condições higiênico-sanitárias de cozinhas de escolas públicas de Itaqui, Rio Grande do Sul, Brasil. Rev. Vig Sanit Debate. 2014; 2(2): 67-74.
Yin, RK. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. 4.ed. Porto Alegre: Bookman editor; 2010.