PRÁTICA DE ENSINO DE GENÉTICA NO CONTEXTO PIBID

Autores

  • Valdir Gonzalez Paixão Junior Coordenador de área do Pibid – Subprojeto de Licenciatura em Ciências Biológicas, Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Autor https://orcid.org/0000-0001-5088-1801
  • Lilian Sauer Albertini Professora supervisora do Pibid – Subprojeto de Licenciatura em Ciências Biológicas, Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Autor
  • Camila Maria Munhoz Graduanda do Curso de Ciências Biológicas e bolsista do PIbid/ Subprojeto de Licenciatura em Ciências Biológicas, Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Autor
  • Carolina de Lima Puccini Graduanda do Curso de Ciências Biológicas e bolsista do PIbid/ Subprojeto de Licenciatura em Ciências Biológicas, Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Autor

Palavras-chave:

Ensino de ciências e biologia, Pibid, Genética, Árvore da vida

Resumo

O presente artigo relata a experiência pedagógica vivenciada no contexto do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, junto à Escola Estadual Dr. Armando de Salles Oliveira (Botucatu – SP), com o tema “Prática de ensino de genética no contexto PIBID”. Essa aula teve como objetivo orientar os alunos sobre a constituição e importância do DNA e sua utilização para a classificação dos organismos através da genética. Para aplicação dos conceitos e da prática foram desenvolvidas atividades que estimularam o aprendizado de uma forma mais dinâmica. Finalmente pudemos observar que a metodologia diferenciada estimulou os alunos a desenvolver melhor as atividades propostas. 

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Publicado

2025-11-24