Auto Organização na Reconstrução do Projeto de Vida pelo Menor Infrator: a Educação Favorece a Saúde Mental?

Autores

  • Rafael Garcia Campos Docente do SENAC – Botucatu, Instrutor SINASE-Botucatu Autor
  • Alfredo Pereira Júnior Professor Adjunto do Departamento de Educação – Instituto de Biociências – UNESP – Campus de Botucatu, SP Autor

Palavras-chave:

Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Ato Infracional, Jovens Infratores, Reabilitação e Projetos de Vida

Resumo

Reportamos aqui uma pesquisa em andamento no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) enfocando atividades socioeducativas destinadas ao adolescente que tenha praticado ato infracional. Utilizando um método de investigação de natureza qualitativa, composto de observação participante (experiência do autor principal, de ministrar atividades educativas para os jovens infratores) e entrevistas semiestruturadas, investigamos como estes sujeitos avaliam seu processo de reabilitação e suas perspectivas para a retomada de projetos de vida. 

Referências

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Publicado

2025-11-24