SEGURANÇA NO TRABALHO: O USO EFETIVO DOS EPI’S PELOS COLABORADORES EM UMA UAN DE UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE DO PARANÁ.

Conteúdo do artigo principal

Áline Mayara Ferreira
Karoline Fontana Simon
Cassiani Gotâma Tasca

Resumo

Os colaboradores no serviço de alimentação coletiva estão expostos a situações que podem alterar sua saúde, muitas destas por condições inadequadas de trabalho causadas por problemas de ambiente, equipamentos e processos de trabalho. Uma maneira de minimizar estes riscos é com a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Este trabalho objetivou investigar o uso adequado dos EPI’s pelos colaboradores e a disponibilidade dos mesmos, com base na preocupação com a saúde do colaborador. Neste sentido, a partir dos resultados obtidos pretende-se realizar treinamento em relação ao uso de EPI’S, a fim de prevenir prejuízos à saúde do colaborador. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, transversal, realizada em uma UAN em um município do Sudoeste do Paraná. Os sujeitos avaliados foram as colaboradoras da respectiva unidade, na qual foi observado o uso/desuso dos EPI’s e a falta deles na unidade. Observou-se que no local estudado, a maioria dos EPI’s são utilizados, porém, a falta do uso de alguns deles pode ocasionar acidentes de trabalhos. Nota-se, portanto, que é necessário uma capacitação continuada a toda equipe, ressaltando a importância do uso adequado dos EPI’s para a prevenção de acidentes durante a execução do trabalho diário do colaborador.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

Detalhes do artigo

Seção

Nutrição

Referências

ABERC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS. História, objetivos e mercado. Disponível em: <http://aberc.com.br>. Acesso em: 18 maio. 2015.

AGUIAR, O. B.. Aspectos Psicossociais do Impedimento Laboral por Motivos de Saúde em Trabalhadores de Cozinha Industriais. 2009. 206 f. Tese (Doutorado) - Curso de Epidemiologia Instituito de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio

de Janeiro, 2009.

ABREU, E. S.A ; SPINELLI, M.G.N.; PINTO, A.M. S. Gestão de unidade de alimentação e nutrição: um modo de fazer- 4º ed.- São Paulo: Editora Metha, 2011.

BARBOSA, L. N.; ALMEIDA, F. Q. A. Relato de experiência sobre a avaliação dos riscos ambientais e mapeamento em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) para a promoção da segurança no trabalho. Revista Simbio-logias. Botucatu, v. 1, n. 2, p. 10. nov. 2008.

BRASIL. Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 jul. 1991, Seção 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora NR 6: dispõe sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978. Disponível em: . Acesso em: 19 agosto. 2015.

CHAMMA, L.; FORASTIERI, N. Análise das notificações de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em restaurantes ao longo de dez anos. In: CONGRESSO MUNDIAL SOBRE SEGURANÇA NO TRABALHO, 15, 1999, São Paulo. Anais do XV Congresso Mundial sobre Segurança no Trabalho. São Paulo: [s.n.], 1999.

CONCEIÇÃO, M. L.; CAVALCANTI, C. L. Avaliação dos equipamentos de proteção individual (EPIs) na unidade de alimentação e nutrição (UAN) do restaurante universitário da UFPB. Revista Conceito, João Pessoa, v.4, n. 5, p. 105-108, jan.-jun. 2001.

DE PAULA, C. M. D. Riscos ocupacionais e condições de trabalho em cozinhas industriais. 2011. 77 f. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

KABKE, G. B.; MELLER, F.O.; SCHAFER, A.A.; SILVA, C.C.; MONTEIRO, A.R.; SANTOS, L.P.; BUCHWEITZ, M.R.D., Ergonomia e uso de EPIs em uma unidade de alimentação e nutrição de Empresa na cidade de Pelotas, RS. In.: XVIII Congresso de Iniciação Científica, Xi Encontro de Pós- Graduação e I Amostra Científica, Universidade de Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul. 2009.

LOURENÇO, M. S.; MENEZES, L. F. Ergonomia e alimentação coletiva: Análise das condições de trabalho de uma Unidade de Alimentação e Nutrição. In.: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 4., 2008, Rio de Janeiro, 2008.

MATOS, C. H. A influência das condições de trabalho no estado nutricional de operadores no setor de alimentação coletiva: um estudo de caso. 2000. 133f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção/Ergonomia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

MATOS, C. H.; PROENÇA, R. P. C. Condições de trabalho e estado nutricional de operadores do setor de alimentação coletiva: um estudo de caso. Rev Nutr., Campinas, padronizar: v. 16, n. 4, p. 493-502, Oct/Dec, 2003.

NEPOMUCENO, M. M. Riscos oferecidos à saúde dos trabalhadores de uma unidade em alimentação e nutrição (UAN). 2004. 56 f. Monografia – Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

REINHARDT, E. L.; FISCHER, F. M. Barreiras às intervenções relacionadas à saúde do trabalhador do setor saúde no Brasil. Revista Panam Salud Publica, São Paulo, v. 25, n. 5, p. 411-7, maio, 2009.

ROBERTO, L. C. O.; PINTO, H. R. C.; MAFRA, S. C. T. O desgaste físico em cozinha de restaurante self-service na percepção dos funcionários. In: Workshop de Análise Ergonômica do Trabalho, 4., 2009, Viçosa. Anais...Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2009.

SANTANA, G. R. Os sentidos do trabalho no campo da alimentação coletiva: Um estudo de abordagem sócio antropológica a partir da perspectiva de trabalhadores de uma cozinha industrial do Pólo Petroquímico de Camaçari - Bahia. 2010. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Medicina, Salvador, Bahia.

SANTOS, J. B. Programa de exercício físico na empresa. 2003. 97 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.

SOUZA, T. C. Segurança no trabalho em unidades de alimentação e nutrição: Prevenção de acidentes e uso de equipamentos de proteção. 2009. 44f. (Trabalho de conclusão de curso) - Universidade La Salle, Curso de Graduação de Bacharelado em Nutrição, Canoas,

2009.

TOSTES, M. G. V. Segurança no trabalho em unidades de alimentação e nutrição – treinamentos e dinâmicas. 2003. 93 f. Monografia (Especialização em qualidade de alimentos) – Universidade de Brasília, Brasília, 2003.

VIDAL, G; BALTAZAR, L. R. S.; COSTA, L. da C. F.; MENDONÇA, X. M. F. D. Avaliação das boas práticas em segurança alimentar de uma unidade de alimentação e nutrição de uma organização militar da cidade de Belém, Pará. Alim. Nutr., Araraquara v. 22, n. 2, p. 283-290, abr./jun. 2011.