SEGURANÇA NO TRABALHO: O USO EFETIVO DOS EPI’S PELOS COLABORADORES EM UMA UAN DE UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE DO PARANÁ.
Palavras-chave:
Unidades de alimentação e nutrição, Acidentes de trabalho, Equipamentos de proteção individual, ErgonomiaResumo
Os colaboradores no serviço de alimentação coletiva estão expostos a situações que podem alterar sua saúde, muitas destas por condições inadequadas de trabalho causadas por problemas de ambiente, equipamentos e processos de trabalho. Uma maneira de minimizar estes riscos é com a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Este trabalho objetivou investigar o uso adequado dos EPI’s pelos colaboradores e a disponibilidade dos mesmos, com base na preocupação com a saúde do colaborador. Neste sentido, a partir dos resultados obtidos pretende-se realizar treinamento em relação ao uso de EPI’S, a fim de prevenir prejuízos à saúde do colaborador. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, transversal, realizada em uma UAN em um município do Sudoeste do Paraná. Os sujeitos avaliados foram as colaboradoras da respectiva unidade, na qual foi observado o uso/desuso dos EPI’s e a falta deles na unidade. Observou-se que no local estudado, a maioria dos EPI’s são utilizados, porém, a falta do uso de alguns deles pode ocasionar acidentes de trabalhos. Nota-se, portanto, que é necessário uma capacitação continuada a toda equipe, ressaltando a importância do uso adequado dos EPI’s para a prevenção de acidentes durante a execução do trabalho diário do colaborador.
Referências
ABERC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS. História, objetivos e mercado. Disponível em: <http://aberc.com.br>. Acesso em: 18 maio. 2015.
AGUIAR, O. B.. Aspectos Psicossociais do Impedimento Laboral por Motivos de Saúde em Trabalhadores de Cozinha Industriais. 2009. 206 f. Tese (Doutorado) - Curso de Epidemiologia Instituito de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio
de Janeiro, 2009.
ABREU, E. S.A ; SPINELLI, M.G.N.; PINTO, A.M. S. Gestão de unidade de alimentação e nutrição: um modo de fazer- 4º ed.- São Paulo: Editora Metha, 2011.
BARBOSA, L. N.; ALMEIDA, F. Q. A. Relato de experiência sobre a avaliação dos riscos ambientais e mapeamento em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) para a promoção da segurança no trabalho. Revista Simbio-logias. Botucatu, v. 1, n. 2, p. 10. nov. 2008.
BRASIL. Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 jul. 1991, Seção 1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora NR 6: dispõe sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978. Disponível em: . Acesso em: 19 agosto. 2015.
CHAMMA, L.; FORASTIERI, N. Análise das notificações de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em restaurantes ao longo de dez anos. In: CONGRESSO MUNDIAL SOBRE SEGURANÇA NO TRABALHO, 15, 1999, São Paulo. Anais do XV Congresso Mundial sobre Segurança no Trabalho. São Paulo: [s.n.], 1999.
CONCEIÇÃO, M. L.; CAVALCANTI, C. L. Avaliação dos equipamentos de proteção individual (EPIs) na unidade de alimentação e nutrição (UAN) do restaurante universitário da UFPB. Revista Conceito, João Pessoa, v.4, n. 5, p. 105-108, jan.-jun. 2001.
DE PAULA, C. M. D. Riscos ocupacionais e condições de trabalho em cozinhas industriais. 2011. 77 f. Monografia (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
KABKE, G. B.; MELLER, F.O.; SCHAFER, A.A.; SILVA, C.C.; MONTEIRO, A.R.; SANTOS, L.P.; BUCHWEITZ, M.R.D., Ergonomia e uso de EPIs em uma unidade de alimentação e nutrição de Empresa na cidade de Pelotas, RS. In.: XVIII Congresso de Iniciação Científica, Xi Encontro de Pós- Graduação e I Amostra Científica, Universidade de Pelotas. Pelotas, Rio Grande do Sul. 2009.
LOURENÇO, M. S.; MENEZES, L. F. Ergonomia e alimentação coletiva: Análise das condições de trabalho de uma Unidade de Alimentação e Nutrição. In.: Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 4., 2008, Rio de Janeiro, 2008.
MATOS, C. H. A influência das condições de trabalho no estado nutricional de operadores no setor de alimentação coletiva: um estudo de caso. 2000. 133f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção/Ergonomia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
MATOS, C. H.; PROENÇA, R. P. C. Condições de trabalho e estado nutricional de operadores do setor de alimentação coletiva: um estudo de caso. Rev Nutr., Campinas, padronizar: v. 16, n. 4, p. 493-502, Oct/Dec, 2003.
NEPOMUCENO, M. M. Riscos oferecidos à saúde dos trabalhadores de uma unidade em alimentação e nutrição (UAN). 2004. 56 f. Monografia – Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
REINHARDT, E. L.; FISCHER, F. M. Barreiras às intervenções relacionadas à saúde do trabalhador do setor saúde no Brasil. Revista Panam Salud Publica, São Paulo, v. 25, n. 5, p. 411-7, maio, 2009.
ROBERTO, L. C. O.; PINTO, H. R. C.; MAFRA, S. C. T. O desgaste físico em cozinha de restaurante self-service na percepção dos funcionários. In: Workshop de Análise Ergonômica do Trabalho, 4., 2009, Viçosa. Anais...Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2009.
SANTANA, G. R. Os sentidos do trabalho no campo da alimentação coletiva: Um estudo de abordagem sócio antropológica a partir da perspectiva de trabalhadores de uma cozinha industrial do Pólo Petroquímico de Camaçari - Bahia. 2010. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Medicina, Salvador, Bahia.
SANTOS, J. B. Programa de exercício físico na empresa. 2003. 97 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.
SOUZA, T. C. Segurança no trabalho em unidades de alimentação e nutrição: Prevenção de acidentes e uso de equipamentos de proteção. 2009. 44f. (Trabalho de conclusão de curso) - Universidade La Salle, Curso de Graduação de Bacharelado em Nutrição, Canoas,
2009.
TOSTES, M. G. V. Segurança no trabalho em unidades de alimentação e nutrição – treinamentos e dinâmicas. 2003. 93 f. Monografia (Especialização em qualidade de alimentos) – Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
VIDAL, G; BALTAZAR, L. R. S.; COSTA, L. da C. F.; MENDONÇA, X. M. F. D. Avaliação das boas práticas em segurança alimentar de uma unidade de alimentação e nutrição de uma organização militar da cidade de Belém, Pará. Alim. Nutr., Araraquara v. 22, n. 2, p. 283-290, abr./jun. 2011.