DO TESTE DE PATERNIDADE À ARTE DE IDENTIFICAR FUNGOS: A PESQUISA DESDOBRADA EM MATERIAL DE ENSINO E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Lucia Maria Paleari Departamento de Educação, Instituto de Biociências CP 510 - UNESP Autor
  • Eduardo Bagagli Departamento de Microbiologia, Instituto de Biociências CP 510 - UNESP Autor https://orcid.org/0000-0002-8003-4109
  • Mariana Fernandes Departamento de Microbiologia, Instituto de Biociências CP 510 - UNESP Autor

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Fungo fitopatógeno, Biologia molecular, Reação em Cadeia da Polimerase, Golovinomyces sp

Resumo

Com o objetivo de possibilitar que alunos do Ensino Médio e de graduação em Ciências Biológicas adquiram conceitos básicos da biologia molecular, para compreensão de diversos assuntos taxonômicos, evolutivos e da investigação criminal, apresentamos resultados inéditos de uma pesquisa interdisciplinar para identificação de um fungo fitopatógeno, por meio de uma narrativa que contextualiza, ao longo da história, as construções teóricas que possibilitaram esse avanço. 

Referências

ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. São Paulo: Editora Moderna, 2013. Disponível em: <http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A833F33698B013F346E30DA7B17>. Acesso em: 20 mai. 2015.

BAGAGLI, E.; MARQUES, S. A. Micologia médica molecular: Impacto na epidemiologia e ecologia dos fungos In: ZAITZ, C. et al. (Org.). Compêndio de Micologia Médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. v. 2, p. 123-137.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório Nacional Pisa 2012: resultados brasileiros. São Paulo: Fundação Santilana, 2012. Disponível em:

<http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2014/relatorio_nacional_pisa_2012_resultados_brasileiros.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2015.

MACHADO, S. (Coord.). Papel das estruturas glandulares de Croton glandulosus L. (Euphorbiaceae) na interação tritrófica: planta, predadores de sementes pré-dispersão e respectivos parasitóides - uma proposta de estudo interdisciplinar, produção de material didático e divulgação científica. Botucatu: Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. (Projeto de Auxílio Regular à Pesquisa, FAPESP).

MASON, S. F. História da Ciência: As principais correntes do pensamento científico. Porto Alegre : Globo, 1964.

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo : TROM, 1999.

RONAN, C. A. Da Renascença à Revolução Científica. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editor, 1987. (coleção, História Ilustrada da Ciência, v. 3).

SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006

WATSON, J. D. e CRICK, F. H. C. Genetical implications of the structure of deoxyribonucleic acid. Nature, v. 171, p. 964-967, 1953.

Downloads

Publicado

2025-11-24