CONSUMO DE SAL DE ADIÇÃO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ANTES E APÓS CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CONSUMO DE SÓDIO
Palavras-chave:
Sódio, Educação Nutricional, AdolescenteResumo
Hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA), sendo a presença de PA elevada na infância como fator preditor de HAS na vida adulta. Estudos têm mostrado correlação positiva entre o sal ingerido na dieta e valores de PA. Este estudo objetiva avaliar o consumo de sal de adição antes e após conscientização com alunos do ensino médio. Esta avaliação ocorreu durante três dias no refeitório, onde os alunos receberam folder ilustrativo com informações sobre o consumo de sódio; exposição de cartaz ilustrando alimentos com sua respectiva quantidade de sódio e equivalência em cloreto de sódio; display exemplificando a quantidade máxima recomendada de consumo por dia. Durante cinco dias, antes e após a conscientização, foram contabilizados os sachês de sal. As análises estatísticas foram realizadas por teste TStudent, com intervalo de confiança de 95%. Durante o período foram servidas, em média, 128 refeições. Antes da conscientização foram consumidos, em média, 820mg de sal e 330mg de sódio, por indivíduo; e após, 640mg e 260mg, respectivamente (p=0,043). Estratégias de Educação Nutricional simples e mesmo que em curto prazo foram efetivas para a melhoria do consumo de sal de adição em adolescentes.
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