AVALIAÇÃO DO ENTENDIMENTO E ATITUDE DO CONSUMIDOR DIANTE DAS INFORMAÇÕES VEICULADAS NA ROTULAGEM DE PRODUTOS ALIMENTÍCEOS EM APUCARANA – PR
Palavras-chave:
Consumidor, informação nutricional, compreensãoResumo
O desinteresse e a incompreensão dos consumidores compactuam com o aumento de hábitos alimentares errôneos e com problemas de saúde. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o entendimento e atitude do consumidor diante das informações nutricionais, em supermercados de Apucarana-PR. Evidenciou-se a necessidade de uma linguagem acessível e letras legíveis na rotulagem, como também a deficiência de informação e interesse, por parte dos entrevistados.
Referências
CÂMARA, M. C. C. Análise Crítica da Rotulagem de Alimentos Diet e Light no Brasil. Dissertação de Mestrado. Instituto de Comunicação e Informação Científica eTecnológica. Biblioteca de Saúde Pública. Rio de Janeiro, 47 p, 2007.
CÂMARA, M.C.C; MARINHO, C.L.C; GUILAM, M.C; BRAGA, A.M.C.B. A produção acadêmica sobre a rotulagem de alimentos no Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2008; 23(1):52–58.
MARINS, B. R.; JACOB, S. C.; PERES, F. Avaliação qualitativa do hábito de leitura e entendimento: recepção das informações de produtos alimentícios. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 28(3): 579-585, jul.-set. 2008.
ROCHA, F. A. Percepção dos consumidores de alimentos acerca dos conceitos de alimentos light e diet e das informações contidas nos rótulos nutricionais. Monografia. Universidade Castelo Branco, Belo Horizonte. 2008.