A APLICAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO INCENTIVO AOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ – AM

Autores

  • João Anderson Fulan Doutor da Universidade Federal do Amazonas – Campus Vale do Rio Madeira – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Rua 29 de Agosto, 786 – Humaitá – AM. Autor
  • Roberto Pimenta Gomes Licenciandos do Curso de Biologia/Química - Universidade Federal do Amazonas – Campus Vale do Rio Madeira – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Rua 29 de Agosto, 786 – Humaitá – AM Autor
  • Rosiane Vieira Guacebe Licenciandos do Curso de Biologia/Química - Universidade Federal do Amazonas – Campus Vale do Rio Madeira – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Rua 29 de Agosto, 786 – Humaitá – AM. Autor
  • Valeno Almeida de Oliveira Licenciandos do Curso de Biologia/Química - Universidade Federal do Amazonas – Campus Vale do Rio Madeira – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Rua 29 de Agosto, 786 – Humaitá – AM Autor
  • Wanicelle Galdino de Souza Licenciandos do Curso de Biologia/Química - Universidade Federal do Amazonas – Campus Vale do Rio Madeira – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Rua 29 de Agosto, 786 – Humaitá – AM. Autor

Palavras-chave:

Amido, Célula, Educação, Proteína, Solo

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo discutir as atividades de janeiro a junho de 2013 desenvolvidas pelos alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia da Universidade Federal do Amazonas em uma escola pública no município de Humaitá-AM. Quatro atividades foram relatadas neste trabalho: “Construção das estruturas celulares: vegetal, animal e bacteriana”, “Verificação da Presença de Amido nos Alimentos”, “Desnaturação Proteica” e “Retenção da Água pelo Solo”. As atividades foram realizadas nos ensinos fundamental e médio. Os resultados mostraram uma excelente participação dos alunos da escola pública nas atividades e possibilitaram um aprendizado significativo para os alunos participantes do PIBID, professores da escola pública participante do projeto e alunos dos ensinos fundamental e médio. Apenas uma turma do ensino fundamental mostrou um baixo rendimento nas atividades práticas possivelmente por experiências mal elaboradas em atividades anteriores. Concluiu-se que as atividades práticas favoreceram o aprendizado dos alunos e devem ser aplicadas de forma contínua nas escolas públicas em consonância com os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais. 

Referências

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Publicado

2025-11-14