A APLICAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COMO INCENTIVO AOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ – AM
Palavras-chave:
Amido, Célula, Educação, Proteína, SoloResumo
O presente trabalho teve como objetivo discutir as atividades de janeiro a junho de 2013 desenvolvidas pelos alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia da Universidade Federal do Amazonas em uma escola pública no município de Humaitá-AM. Quatro atividades foram relatadas neste trabalho: “Construção das estruturas celulares: vegetal, animal e bacteriana”, “Verificação da Presença de Amido nos Alimentos”, “Desnaturação Proteica” e “Retenção da Água pelo Solo”. As atividades foram realizadas nos ensinos fundamental e médio. Os resultados mostraram uma excelente participação dos alunos da escola pública nas atividades e possibilitaram um aprendizado significativo para os alunos participantes do PIBID, professores da escola pública participante do projeto e alunos dos ensinos fundamental e médio. Apenas uma turma do ensino fundamental mostrou um baixo rendimento nas atividades práticas possivelmente por experiências mal elaboradas em atividades anteriores. Concluiu-se que as atividades práticas favoreceram o aprendizado dos alunos e devem ser aplicadas de forma contínua nas escolas públicas em consonância com os objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
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