CONHECIMENTOS E PREFERÊNCIAS ALIMENTARES DE ESCOLARES SUBMETIDOS A UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Autores

  • Luiza Marly Freitas de Carvalho Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição – Departamento de Nutrição, Teresina, Piauí, Brasil. Autor
  • Marize Melo dos Santos Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição – Departamento de Nutrição, Teresina, Piauí, Brasil. Autor
  • José Mário Nunes da Silva Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde – Centro de Ciências e Saúde, Teresina, Piauí, Brasil Autor

Palavras-chave:

estudos de intervenção, educação alimentar e nutricional, estudantes

Resumo

Objetivos. Avaliar o conhecimento sobre alimentos e preferências alimentares de estudantes submetidos a programa de educação nutricional. Métodos. Estudo de intervenção quaseexperimental, randomizado, com 90 alunos de 06 a 12 anos, de ambos os sexos. A avaliação foi realizada em três momentos: antes, durante e após oitenta dias da intervenção educativa. Adotou-se dois conceitos, suficiente (≥ a 60% de acertos) e insuficiente (< 60% de acertos). O projeto foi aprovado pelo CEP/UFPI. Para a análise descritiva utilizou-se o programa SPSS®, versão 17.0 for Windows. Resultados. Houve elevação dos conhecimentos nos dois grupos de intervenção, de 76% para 98% (p=0,001) e de 75% para 92,5% (p=0,034), oitenta dias após o término do programa. As verduras com maior preferência foram tomate, cebola, cenoura, pimentão, alface e pepino. As saladas apontadas como preferidas foram as salgadas (batata, cenoura e alface). Dentre as doces, maçã, melancia e laranja foi a mais citada, nos dois grupos. Conclusão. A intervenção educativa apresentou efeitos positivos sobre os conhecimentos, assim, considera-se o espaço escolar local favorável à promoção e formação de conceitos, com vistas às modificações importantes de conduta alimentar nessa fase da vida

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Publicado

2025-11-14