AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO ACADÊMICA DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
motivação, ensino superior, nutriçãoResumo
Objetivo: Avaliar o tipo de motivação acadêmica de universitários do Curso de Nutrição de uma universidade privada da cidade de São Paulo. Justificativa: Um importante ponto a ser destacado é o referente ao perfil do estudante do ensino superior. Com frequência a escolha por um curso se dá pelo valor social que ele representa, pelo status profissional, pelo retorno financeiro, pela concorrência e pela viabilidade do estudo/trabalho. Procedimento: Trata–se de um estudo de delineamento transversal, realizado em uma universidade privada da cidade de São Paulo. Foi aplicado na amostra um instrumento de coleta de dados, do tipo questionário, composto por perguntas de caracterização pessoal do universitário e questões referentes à avaliação da motivação através da Escala de Motivação Acadêmica. Resultados: A amostra foi constituída por 42 participantes, dos quais 40 eram mulheres. O tipo de motivação acadêmica prevalente dentre os universitários do Curso de Nutrição que participaram do presente estudo foi a motivação intrínseca (atividades com um fim em si mesmas) mais desejável de comportamento autônomo. Não se encontrou nenhum tipo de desmotivação. Conclusão: Conhecer os universitários brasileiros e seus estilos de regulação do comportamento é um passo importante para que se possa intervir no ambiente educacional e tornar os jovens autônomos.
Referências
ALMEIDA, L.; SOARES, A.; FERREIRA, J. Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no ensino superior: construção / validação do Questionário de Vivências Acadêmicas. Braga: Universidade do Minho, Centro de Estudos em Educação e Psicologia, 1999.
BOCK, A. M. B. (org). Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, E. & BZUNECK, J. A. (Orgs.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 3 ed. Petrópolis: Vozes, cap. 1, p. 09-36, 2004.
BZUNECK, J. A. A motivação dos alunos em cursos superiores. In: JOLY, M. C. R. A.; SANTOS, A. A. A. dos; SISTO, F. F. (Orgs.). Questões do cotidiano universitário. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 217-237, 2005.
COVINGTON, M. V. Self-worth theory goes to college or do our motivation theories motivate? In: McINERNEY, D. M.; VAN ETTEN, S. (Eds.) Big theories revisited. Greenwich: Information Age Publishing, cap. 5, p. 91-114, 2004.
CSIKSZENTMIHALYI, M. A psicologia da felicidade. São Paulo: Saraiva, 1992.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. The “what” and “why” of goal pursuits: human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, v. 11, n. 4, p. 227-268, 2000.
DECI, E.; RYAN, R. Intrinsic motivation and selfdetermination in human behavior. Nova Iorque: Plenum Press, 1985.
GETZELS, J.; THELEN, H. The classroom group as a unique social system. In: N. Henry (Ed.). The dynamics of instructional groups, sociopsychological aspects of teaching and learning: The 59th yearbook of the National Society for Study of Education. Chicago: University of Chicago Press, 1960.
GRAHAM, S.; WEINER, B. Theories and principales of motivation. In: BERLINDER, D. C.; CALFEE, R. C. (Ed.). Handbook of Educational Psychology. New York: Simon & Schuster Macmillan, cap. 4, p. 63-84, 1996.
GUIMARÃES, S. E. R.; BZUNECK, J. A. Propriedades psicométricas de um instrumento para a avaliação da motivação de universitários. Revista Ciências e Cognição, v. 13, n. 1,p. 101-113. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org> Acesso em: 31 mar. 2008.
GUIMARÃES, S.; BZUNECK, J.; JOLY, M. Escala de Avaliação da Motivação para Universidade (AMU). Manuscrito não publicado. Universidade Estadual de Londrina / Universidade São Francisco, 2010.
JOLY, M. C. R. A.; PRATES, E. A. R. Escala de Motivação Acadêmica, Psico-USF, v. 16, n. 2, p. 175-184, mai./ago. 2011.
PASCARELLA, E.; TERENZINI, P. How college affects students: a third decade of research (2nd ed.). São Francisco: Jossey-Bass, 2005.
PELLETIER, L.; et al. Toward a new measure of intrinsic motivation, extrinsic motivation and amotivation in sports: the Sport Motivation Scale (SMS). Journal of Sport & Exercise Psychology, vol. 17, p. 35-53, 1995.
REEVE, J.; DECI, E.; RYAN, R. Self- determination theory. A dialectical framework for understand sociocultural influences on student motivation. In: D. McInerney & S. Van Etten (Orgs.). Big Theories Revisited (p. 31-58). Connecticut: Age Publishing, 2004.
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivations: classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, n. 25, p. 54-67, 2000a.
STIPEK, D. J. Motivation to learn: from theory to practice. Englewood Cliffs, NJ: Preintice Hall, 1998.
VALLERAND, R. J.; et al. On the assessment of intrinsic, extrinsic, and amotivational in education: evidence on the concurrent and construct validity of the academic motivation scale. Education and Psychological Measurement, 53, p. 159-172, 1993.